PROJETOS INDIGENAS KIRIRS VISITAM AS ESCOLAS EM JORRO, TUCANO

O DESENVOLVIMENTO CHEGOU EM CALDAS DO JORRO (TUCANO) NOS 30 MESES DA GESTÃO RICARDO MAIA

Hoje é o dia de celebrar os avanços alcançados pelo população residente, visitante e amante desta Estância Hidromineral Caldas do Jorro do município de Tucano na Bahia, afinal já são 30 meses da gestão do prefeito Ricardo Maia filho que em pouco tempo recuperou todos estes anos perdidos em que Caldas do Jorro não via tantas obras, benefícios e serviços públicos em tão pouquíssimo tempo.
A querida Estância Hidromineral, que oferece o delicioso banho de água sulfurosa à incrível temperatura de 48º graus, na Praça Ana Oliveira completou ano passado 58 anos.
Os turistas ficam encantados!!! E nós mais ainda, cheios de orgulho!
O distrito de Caldas do Jorro foi fundado em 1948 como Fazenda Macaco, e se tornou Estância Hidromineral em 1964!.
E pra você que ainda não visitou durante a noite, não perca tempo. A praça está toda iluminada e bem bonita para comemorar este São João de 2023!. Caldas do Jorro! Cada vez mais bonita, cada vez mais moderna!
Para começar a falar das dezenas de obras que chegaram a Caldas do Jorro nestes 30 meses de governo do prefeito Ricardo Maia, este espaço ficará pequeno, más resumiremos as ações, serviços e as obras mais relevantes que transformaram este espaço turístico em um lugar maravilhoso de se viver e se visitar.
A Princípio vamos relatar o brilho que ficou a Praça ACM em Caldas do Jorro está ainda mais linda e aconchegante. O pôr do sol parece que fica ainda mais bonito visto daqui. O coração enche de gratidão a todas as pessoas que trabalharam para reformá-la, tornando esse espaço mais seguro e confortável para o nosso povo tucanense e para os nossos turistas.
A Fonte Luminosa que está sendo construída na Praça ACM, em Caldas do Jorro, é um projeto da Prefeitura de Tucano que promete encantar a todos! . Essa fonte cria um espetáculo de luzes e movimentos sincronizados, proporcionando um show visual para a população e para os turistas que nos visitam. Além de ser um atrativo estético, a Fonte Luminosa também terá um papel importante na promoção do lazer e do bem-estar da nossa comunidade!
A Fonte Luminosa será mais um cartão postal para Tucano, destacando a nossa cidade como um destino turístico encantador.
Sempre bonito e aconchegante, o distrito de Caldas do Jorro segue recebendo obras de requalificação, beneficiando a geração de renda local e o bem-estar de munícipes e turistas.
Depois das reformas da Praça ACM, Terminal Rodoviário e do Parque das Águas, chegou a vez de mais uma nova atração.
A praça de alimentação já ampliada e conta com mais 740 m2, em uma área contemplada com espaço para realização de eventos de pequeno porte, jardim, paisagismo, pergolado, área coberta, bancos, e toda uma estrutura montada para deixar o local ainda mais agradável.
Chegou a hora dos novos Banheiros Públicos de Caldas do Jorro passarem por reforma e uma boa modernização. O intuito é atender cada vez melhor a nossa população e os turistas que buscam o nosso Oásis para curtir.
O Parque das Águas em Caldas do Jorro, todos completamente reformados trazendo muito orgulho, alegria, conforto e dignidade para todos nós.
O antigo Centro de Saúde de Caldas do Jorro (nova UPA) deu espaço para o novo Centro Administrativo que une vários setores importantes em um só lugar.
Os correios, o departamento de tributos, a diretoria de administração, o setor de iluminação e o de limpeza pública estão um do lado do outro, bem juntinhos! Isso que a gente chama de uma estrutura bem organizada, né?. Essa é mais uma transformação que nos enche de orgulho!
As entregas dos prédios públicos como: Secretaria de Saúde, Sede da Prefeitura Municipal, Farmácia Municipal, Setor de Tributos, Praça ACM, Centro Administrativo em Caldas do Jorro, Parque das Águas em Caldas do Jorro, todos completamente reformados trazendo muito orgulho, alegria, conforto e dignidade para todos nós. Sem falar nas Quadras Poliesportivas construídas, na construção e reforma de Unidades Escolares, melhorando a educação da nossa gente.

Nossa cidade continua avançando em todas as áreas e mais uma vez a parceria da gestão municipal com o Governo do Estado traz muito crescimento para Tucano.
Estão sendo investidos 10 milhões em pavimentação para o distrito de Caldas do Jorro!
São centenas de famílias sendo beneficiadas nos bairros do Barracão, Zumiro e nas proximidades da Rodoviária. Esse é um momento de grande desenvolvimento para o nosso município, com entrega de mais conforto e qualidade de vida para nossa população.
Em 2021 foi entregue quatro ruas totalmente Calçadas: Rua João Marinho Pimentel, Rua João Thomé de Lima, Rua José Carlos Arleo e a Rua Luiz Fernando Queiroz em Caldas do Jorro.
Olhem só como está a rua José Carlos Arleo, em Caldas do Jorro!. Toda pavimentada, facilitando o acesso dos carros e das pessoas.
Essa é uma das ruas com mais movimentação do distrito, pois dá acesso a hotéis e a pontos importantes para o turismo e desenvolvimento econômico do nosso município!
E não para por aí!!! O objetivo é calçar 100% das ruas de Caldas do Jorro até o final da nossa gestão.
Estamos ansiosos para ir mostrando para vocês a medida que as ruas forem se transformando.

A Educação em Caldas do Jorro, Tucano cresce a passos largos e a escola Municipal Madre Paulina está irreconhecível, prontinha e foi entregue em 2021.
A unidade de ensino conta com salas climatizadas, iluminação nova, ampliação de salas e cozinha, espaço para os professores, imobiliário novo, área verde....
São tantas melhorias que nem cabem neste post!.
Na Saúde em nossa cidade, Caldas do Jorro, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) é uma importante instituição que tem prestado atendimento pré-hospitalar de emergência para a população local. Em 2021, foram contabilizados 355 atendimentos, enquanto que, em 2022, o número subiu para 587, representando um aumento de 65%. Durante esses 2 anos do SAMU, foram realizados diversos serviços, incluindo atendimentos em eventos como o Sertão Folia e o Maio Amarelo, com foco em ações de prevenção e conscientização no trânsito.
O Complexo de Saúde de Caldas do Jorro em Tucano já está em funcionamento!
Isso significa que a população já pode usufruir dos serviços oferecidos no local, que será a nova sede do PSF do Centro de Caldas do Jorro.
Os atendimentos médicos padrões como consultas, aplicação de vacinas, procedimentos curativos, entre outros, continuarão sendo realizados!
Na antiga sede do PSF, será construído o Centro de Especialidades do distrito.
Além disso, no Complexo de Saúde de Tucano, a população também pode contar com:
• Plantão 48h aos fins de semana, para urgências e emergências;
• Serviços ambulatoriais;
• Reabilitação para pessoas com sequelas da Covid-19. Esse serviço será oferecido assim que os materiais solicitados pela Secretaria Municipal de Saúde chegarem!
Caldas do Jorro agora tem Coleta de Lixo todo dia!
Estamos trabalhando para manter a nossa cidade limpa, organizada, do jeitinho que todo tucanense sempre quis ver!
E já que estamos falando em resíduos... Também já estão instaladas as lixeiras para coleta seletiva para quem já está separando em casa os materiais que são reaproveitáveis – PAPEL / PLÁSTICO / METAL / VIDRO! Contamos com vocês nessa!. Separar o lixo reciclável do lixo orgnânico é um importante passo para cuidar do meio ambiente. Por isso, estamos avançando com o projeto de implementação da coleta seletiva aqui no município! Inicialmente, o sistema atuará de forma experimental na sede e em Caldas do Jorro. Assim, poderemos avaliar como ele é executado e, posteriormente, de que modo poderemos ampliá-lo para todo o município.
A Cultura e o Turismo de Caldas do Jorro está cada vez mais forte e neste São João 2023 a TUCS (Trilha Uni-Cultural do Sertão) ganha versão presencial, para alegria de todos!  
A Secretaria Municipal de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Cultura vai realizar a 1ª Edição da TUCS, na nova Praça ACM, nos dias 23 e 24 de junho, em Caldas do Jorro e vai reunir tudo que valorize os nossos costumes regionais, como dança, teatro, música, quadrilhas, comida e interatividade.   
Vai ser uma programação imperdível para crianças, adultos, idosos, famílias, amigos, irmãos... vai ser inesquecível para todo mundo!.
Ei! Você, artista da terra! A criação da TUCS é uma forma de te apoiar e enaltecer as datas comemorativas de junho.
São João no nosso município de Tucano em 2023 trazendo uma grande oportunidade para os comerciantes locais e para a economia trazendo o São João em Caldas do Jorro através do Arraia das Águas Quentes.
O Pré São João de Tucano, Arraiá das Águas Quentes, que acontece todos os anos em Caldas do Jorro, já tem data e primeiras atrações confirmadas: Simone Mendes, cantora de expressão nacional que vem dominando as paradas musicais no país com “Erro Gostoso”; a dupla do momento, Iguinho e Lulinha, estourada com sucessos como “Te amar, Te amar”; e o romance de Zé Vaqueiro, que promete fazer todo mundo dançar “Coladin” e aquecer o inverno nos dias 16, 17 e 18 de junho. 
O Arraiá contará com excelente estrutura e decoração típica, disponibilizando para os participantes uma grande variedade de comidas, bebidas regionais e um espetáculo de cores. As ruas do Jorro serão tomadas, mais uma vez, pela presença de fogueiras, brincadeiras, desfile de grupos folclóricos, muito xote, xaxado e baião. .

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do CRAS de Caldas do Jorro, segue ofertando serviços que ampliam trocas culturais e de vivências, incentivando a socialização e a convivência comunitária.
Os CRAS de Caldas do Jorro, Rua Nova e da Sede estarão desempenhando atividades voltadas para crianças e adolescentes do município de Tucano.
A atividade integrativa propôs a construção da árvore dos direitos, quando todos soltaram a imaginação para criar cartazes em alusão aos seus direitos e deveres, seja como adolescente ou criança.
Estamos muito felizes em compartilhar mais um momento de conquista e evolução para nossa gente.
Será uma grande celebração em que poderemos juntos desfrutar dessas novas estruturas que foram construídas e que irão beneficiar muito a todos que frequentam o nosso município.
A Praça de Alimentação, por exemplo, será um espaço agradável e de qualidade para os visitantes da cidade desfrutarem de uma boa refeição.
Os Banheiros do Balneário também trazem melhorias significativas para a infraestrutura turística de Caldas do Jorro, oferecendo mais conforto e higiene aos frequentadores.
E a Fonte Luminosa trará ainda mais beleza e iluminação para a cidade, sendo um atrativo visual para moradores e turistas.
Portanto, não percam essa oportunidade de participar desses momentos tão importantes para o nosso município. Venham sentir a emoção e alegria que essas inaugurações irão proporcionar a todos nós.

Fonte Secom Tucano

Comentários