PROJETOS INDIGENAS KIRIRS VISITAM AS ESCOLAS EM JORRO, TUCANO

RICARDO MAIA INAUGURA EM CALDAS DO JORRO UMA LINDA FONTE LUMINOSA ENQUANTO KEINHA DESTRUIU A DE ARACI

O Contrate entre dois novos gestores, de Tucano temos Ricardo Maia Filho, prefeito que em 30 dias de Governo já reconstruiu sem destruir e do outro lado Maria Betivania de Araci, prefeita que no mesmo período para fazer pouco tem que destruir muito.

Um grande exemplo acaba de acontecer onde Ricardo Maia construiu UMA BELA FONTE LUMINOSA em praça pública de Caldas do Jorro em Tucano, já em Araci, Keinha DESTRUIU A HISTÓRICA FONTE LUMINOSA que ficava na praça da conceição. A Atual prefeita vem na prática de destruir a história e as lembranças construídas a décadas de lutas, trabalho e com recursos público. Os espaços físicos históricos de Araci está sendo ameaçado de extinção com o jeito nada respeitoso de Keinha com a história de Araci. A Fonte Luminosa da praça da conceição é a última investida da prefeita de apagar a memoria do araciense do passado.

A Fonte Luminosa construída na Praça ACM, em Caldas do Jorro, é uma obra da Prefeitura de Tucano que encantou a todos a partir de sua inauguração nesta semana do pré são joão de caldas do Jorro. Essa fonte criou um espetáculo de luzes e movimentos sincronizados, proporcionando um show visual para a população e para os turistas que nos visitam. Além de ser um atrativo estético, a Fonte Luminosa também terá um papel importante na promoção do lazer e do bem-estar da nossa comunidade!

Em Barrocas também vemos um exemplo de conservação do patrimônio histórico e turístico da cidade, onde Jai, Prefeito mantem a lembrança da história que marca gerações que é a fonte luminosa da cidade construída a quase duas décadas. "Nossa gestão constroe a nova história de Barrocas preservando os bons costumes, as tradições culturais, as lembranças e os espaços públicos que a anos constroe a memoria e a atualidade de nosso município de Barrocas. Construir, Reformar e Preservar é uma meta simples para mim como gestor". Disse Jai

Presidente da câmara de vereadores de Araci , visita caldas do jorro e revive os anos 90 quando Araci ganhava seu belíssimo cartão postal no centro da praça da Conceição!

"A fonte luminosa de Araci marcou gerações como um cartão postal de Araci, os turistas se encantava com  um espetáculo de cores diferentes surgindo das águas que dava o colorido na praça de Araci". Disse o Vereador Presidente da Câmara Municipal de Araci.

O fato é: Se existe uma fonte luminosa na praça matriz da cidade de Araci, o que custa mantê-la funcionando. Certamente, pior do que estava não fica.

Tentamos fazer as contas do tempo que a fonte luminosa da Praça da Conceição estava desativada, não chegamos a um número exato, mas passam dos ONZE ANOS que aquela “piscina” não parecia com aspectos de uma fonte luminosa.
Agora na prefeitura resolveu demolir para realizar a reforma da praça. Apesar dos seus sistemas de jorro não está em perfeitas condições, o simples fatos de a fonte luminosa de Araci, ERA um marco da grande reforma que houve ali nos anos 90 e que agora não tem mais esta história visual.
Para muitas pessoas que estavam na praça no momento da demolição a praça ganhará novo aspectos que muito pouco agrada pois no inicio da reforma se vê o espaço sendo ocupado por comércio e o visual não será o mesmo com a ausência da Fonte Luminosa e do espaço aberto que outrora havia ali. Quem venha uma praça linda, más, Prefeita Keinha ainda dá pra repensar o projeto e compensar nossa história com uma nova Fonte Luminosa, um Coreto e o espaço para as artes com a arena da capoeira e da cultura popular.
Guardem as fotos, os vídeos e as historias dobre a fonte luminosa na praça matriz da cidade de Araci, pois as futuras gerações terão apenas lembranças a comemorar de uma cidade que TINHA uma história, um patrimônio arquitetônico de época e que agora é destruído em sua memoria por uma gestão que FAZ QUESTÃO DE DESTRUIR NOSSO PASSADO, NOSSA HISTÓRIA.
"Araci sol fecundo a brilhar, mesmo que haja na noite o NEGROR"...
Trecho do hino de Araci.
Parabéns a Tucano pela Fonte Luminosa na Praça ACM, em Caldas do Jorro.
Parabéns a Barrocas pela Fonte Luminosa e Coreto na praça São João Batista.
Parabéns a Serrinha por manter o coreto na praça matriz.
Parabéns a Conceição do Coite pela reforma e manutenção do Coreto na praça de frente a igreja matriz.

Comentários