Barrocas: cães matam ovelhas em Lagoa Redonda, agricultor lamenta “as últimas que eu tinha”


Em novo ataque de cães, cada vez mais comuns na região, várias ovelhas foram mortas na propriedade rural do comerciante e agricultor Amilson Queiroz no Povoado de Lagoa Redonda, Zona Rural de Barrocas, cerca de 3km da sede do município.

As criações foram encontradas mortas na sexta-feira (16), e segundo o proprietário, todas as ovelhas estavam presas no curral próximo a casa da fazenda. Segundo Amilson informou num áudio, compartilhado nas reses sociais, os animais mortos eram os últimos do rebanho, o que leva a crê que perdeu outros anteriormente desta mesma forma.

“A situação aqui na Lagoa Redonda é essa, as últimas que eu tinha. Ninguém pode criar mais criar ovelhas e cabras aqui, muitos cachorros soltos, muito mesmo. Você ver no fundo da minha casa, dentro do curral”, relatou

O caso repercutiu nas redes sociais, chegando ao conhecimento da vereadora Maria Lucenir que garantiu levar o caso para a promotoria: “Pode contar comigo, segunda-feira vou lá na promotoria pra conversas com a promotora”.

Esse não foi o primeiro caso registrado em Lagoa Redonda, dias atrás, outras sete ovelhas de um criador foram mortas nas mesmas circunstâncias.

Menos de um mês atrás o CN trouxe uma reportagem sobre um criador de caprinos e ovinos que desistiu da atividade cansado de tanto prejuízo.

Assunto já chegou na Assembleia Legislativa e ao Governo do Estado

O Calila Notícias tem inúmeras reportagens tratando da morte de criações por ataques de cães, uma delas audiência pública na Câmara de Vereadores de Riachão do Jacuípe onde reuniu produtores de pelo menos 5 municípios que levaram suas demandas de prejuízos. Na ocasião foi formada uma comissão que teve como objetivo levar a situação ao conhecimento dos deputados estaduais e isto foi feito.

Em uma reunião da Comissão da Agricultura o deputado estadual Luciano Araújo (Solidariedade) propos o investimento do Governo do Estado em castramóvel, um veículo destinado a cada território de identidade para realizar a castração de cães, pois, segundo ele na medida que diminuir a população canina diminui os prejuízos.

O deputado esteve recentemente em Retirolândia na ocasião da visita do governador quando esteve desenvolvendo ações de combate a seca e em seu discurso voltou a tratar do assunto (castramovel).

CN * Jornal a Nossa Voz

Comentários