SUCESSO! O Circuito cultural do Boi de Janeiro em Caldas do Jorro, Tucano.

Foi um sucesso a participação do Circuito cultural do Boi de Janeiro de Araci neste Domingo dia 23 de junho de 2024 em caldas do Jorro (praças e ruas), Tucano.

O desfile pela fira livre, pelo centro de artesanato, pelo parque das águas levou alegria, descontração e cultura aos turistas que estavam visitando o balneário neste fina de semana. 

O Circuito cultural do Boi de Janeiro de Araci é um projeto que reconhece, valoriza e mostra a atuação de mestres e mestras dos saberes e fazeres, Griôs, grupos, coletivos e artistas culturais que se expressam através da linguagem da cultura popular do boi de janeiro de Araci.

Os artistas com seus ritos sagrados e a festa comunitária, cuja obra foram dedicadas à proteção, promoção e desenvolvimento da cultura tradicional brasileira, através da epifania do boi de janeiro.

O Projeto de difusão, promoção, divulgação e fomento as culturas tradicionais, regionais e local do boi de janeiro circula durante todo o ano em especial nas datas de festa de reis que acontece em 6 de janeiro, em datas de eventos culturais como festivais, desfiles e mostras de arte.

O Projeto reconhece, valoriza e mostra a atuação de mestres e mestras dos saberes e fazeres, Griõs, dos grupos, dos coletivos e seus artistas culturais que trazem a público na cidade de Araci, no território sisal e em toda a Bahia suas apresentações, ações, atividades e projetos de cultura popular.

"Ô de casa, ô de for mariá vai vem quem é, é os cantador de reis quem mandou foi são josé"...

O Nosso circuito cultural do boi de janeiro, como mostra nosso portifólio mostra as principais ações e apresentações que são os ensaios, oficinas e cursos de música, cantigas, samba e apresentação teatral para culminar nas apresentações do boi de janeiro nos palcos, praças, rua e outros espaços que caibam a alegria, descontração, lazer e prática artística e cultural.

"Viva o boi de Janeiro"...

O Boi de Janeiro é composto sempre de Músicos, Cantadores, Sambadores, do Boi de Janeiro, da Mulinha e do Jaraguá (todos estes confeccionados artesanalmente por seus mestres dos saberes e fazeres que utilizando da matéria prima local, ferros, tecidos, cabeça seca de boi e outros e instrumentos como a sanfona, pandeiros, triangulo e outros que acompanham as apresentações).

O Projeto foi contemplado na lei Paulo Gustavo em 2023 e conta com o apoio do Ministério da Cultura, Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia.

vídeos

 



Comentários