Bule Bule, mestre da cultura popular nordestina, celebra homenagem na FLICAR e destaca importância de preservar as raízes

A Feira Literária e Cultural de Amélia Rodrigues (FLICAR) de 2024 celebra a rica diversidade cultural da região Nordeste. Entre os homenageados da 3ª edição do evento, que teve início nesta sexta-feira (20/9), está o repentista e cordelista baiano Antônio Ribeiro da Conceição, ou melhor, Bule Bule, um dos mestres da cultura popular nordestina mais renomados do Brasil.

Em entrevista o multiartista falou sobre a importância de conectar a juventude com a cultura popular. “O nosso futuro depende das raízes de cada povo. E quando o povo não conhece as suas raízes fica difícil se manejar, além-mar, além-pátria, ou até mesmo na sua pátria. Você tem que viver as suas raízes para ter respostas para as perguntas que vão chegar para você no futuro. Quando o gestor investe seguramente no jovem, dá para ele a oportunidade de conhecer de onde veio para saber que se preparando ele chega onde quer chegar”, disse.

Bule-Bule também falou sobre o seu livro Orixás em Cordel – Contação de Histórias em Terreiros, que reúne duas das mais significativas vertentes culturais brasileiras: a nordestina e a sertaneja, a partir da Literatura de Cordel. O mestre destacou que a obra foi adotada pela UNEB (Universidade do Estado da Bahia) para o vestibular de 2025 a 2035, demonstrando a importância de valorizar a cultura popular em todos os níveis da sociedade.

O mestre falou, ainda, sobre a emoção de ser homenageado e ter o seu trabalho reconhecido em um evento tão relevante como a FLICAR.

“Você ser homenageado até num jogo de palitinho, de apostas de castanha, ou numa gincana da escola, já é importante. E se a festa que está lhe homenageando tem um cunho tão elevado como a FLICAR, aí é melhor ainda. Ser lembrado com honra, com mérito, com dedicação, é uma coisa que envaidece as pessoas. Eu não fico vaidoso, mas fico honrado, é tamanha a alegria”, afirmou.

A Feira Literária e Cultural de Amélia Rodrigues é uma realização da Prefeitura, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, e conta com o apoio da Fundação Pedro Calmon e do Governo do Estado.

ASSISTA

Comentários