O Despertar da consciência.

O Despertar da consciência. Por Gilma Reis

A consciência é o ápice que todo ser humano deveria alcançar.

Pois nela encontra-se a razão maior do existir, um ser humano só será capaz de transcender se si  permitir chegar ao fenômeno da sua consciência. Segundo a logoterapia, a consciência é o órgão do sentido.Na logoterapia, a consciência é a capacidade de perceber o sentido da vida, de ser responsável diante das suas escolhas que conduzem os seres humanos ao processo da auto transcendência.

A consciência é uma voz que nos fala, nos convoca e nos aponta o caminho da auto Ainda podemos afirmar que a 

consciência é uma capacidade intuitiva e criativa do ser humano. Ela  é um órgão do sentido que nos permite perceber os sentidos das situações da vida. Trata-se do 

 sentido maior onde mora a transparência  dos  acontecimentos e dos fatos vida. No entanto, vivemos em uma sociedade de mentiras e falsidades, onde os valores éticos e morais foram ofuscados para satisfazer " o ego das pessoas". Diante da contradição dos valores neoliberais na sociedade pós- moderna, falar ou buscar verdade é coisa de gente corajosa,  pois pessoas   covardes  fazem de tudo para nos confundir diante da verdade, se possível até vão querer te bater para provar que seus interesses estão  corretos. É a sociedade  levar vantagens em tudo, onde o ter,  o poder e  prazer tem um preço a se pagar, e por isso, vale tudo. Nesse sentido, falar a verdade em um  século diante de pessoas mentirosas, manipuladoras e interesseiras, é abrir a porta do "inferno", pois, tais pessoas  não suportarem ouvirem a verdade por causa dos seus interesses pessoais. Por isso , vão tentar te incriminar, te  confundir, tentar ofuscar a tua consciência, mas jamais confessar seus  atos insanos. Se você não for cuidadoso poderá assumir uma culpa de algo que você não fez,  por conta da manipulação do perverso. Se observamos os conteúdos que os meios de comunicação nos oferecem, a maioria não são conteúdos verdadeiros, mas manipulares em nomes dos seus interesses políticos, econômicos e culturais. A mídia nos manipula o tempo todo para que não olhemos para dentro de nós e façamos reflexões capazes de sermos seres humanos autênticos e responsáveis diante das escolhas e atitudes da vida.  

Analisemos a história de João Batista no Evangelho de Mateus 6. 14-29, onde relata sobre a morte de João que denunciou  Herodias, que  se relacionava com seu cunhado. Esta por não suportar ouvir a verdade vinda da boca de João, pediu sua cabeça num prato. Na sociedade atual, também não é diferente esses fatos, as pessoas não suportam ouvir a verdade  que nos liberta, e por isso preferem viver na mentira.

Por isso, não permitamos que ninguém venha ofuscar a nossa consciência. Principalmente se sabemos que estamos do lado da verdade.

  A  estupidez sempre irá fazer parte da vida humana,  e ela pode vir nos visitar, seja de dentro de nós ou partindo de outros, não nos permitamos a escuridão dos nossos pensamentos para satisfação do nosso ego, como diz a psicologia:  a mente, mente! 

Os  interesses narcisistas costumam tentar nos enganar diante da verdade dos fatos, e até nos confundir  para que ofusquemos nossa consciência. No entanto, só  a verdade pode nos libertar das armadilhas do EGO, egoísta que quer fazer apenas a sua própria vontade. 

 No Evangelho de João Jesus  8. 32, Jesus disse: Conheceres a verdade e ela vos libertará. Então, só teremos uma sociedade com pessoas mais realizadas se nos propomos a viver na verdade, verdade esta que passa pela libertação das manipulações do nosso ego, egoísta, dominante e sufocante da verdade diante dos fatos. O ser humano só alcançará o espírito da transcendência se abrir-se à vida da verdade.

Comentários