Jornal Tribuna Sisaleira

Jornal Tribuna Sisaleira

CANGALHA CULTURAL

O projeto “CARAVANA CANGALHA CULTURAL 2015”, traz ao público a oportunidade de desenvolvimento, promoção, fomento, apoio e realização de capacitação, ensaio e apresentação das culturas mais populares em especial as da arte do reisado e boi de janeiro (com um boi confeccionado artesanalmente (de madeira, ferro, cabeça de boi seca, palha de sisal e tecido), de porta e em porta cantando, dançando, sambando e fazendo batuques de época. 
Visitando distritos e povoados do município de Araci (Quererá, João Vieira, Tapuio, Pedra Alta e Várzea da Pedra), outras cidades  da região do sisal como Barrocas, Teofilândia, Serrinha, Conceição do Coité, Tucano, São Domingos e Biritinga, assim como cidades de outros territórios como Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Paulo Afonso e a Capital da Bahia, Salvador.

Onde: Praça, ruas, centros culturais, espaço culturais, escolas e residências dos municípios.



Circuito Cultural do Boi de Janeiro

O projeto "Circuito Cultural do Boi de Janeiro" há décadas é tradição no município de Araci, também conhecido como festa de reis, festa do boi bumba, Festa do Bumba meu Boi, o Boi de Janeiro em Araci acontece anualmente por influência dos Grupos de reisados, Ong´s, entidades e pessoas que veem nesta prática folclórica um momento todo especial de promoção, valorização, difusão, financiamento, manutenção e resistência cultural. 

Após a lapinha de natal (25/12), com um boi confeccionado artesanalmente (de madeira, ferro, cabeça de boi seca, palha de sisal e tecido), de porta e em porta cantando, dançando, sambando e fazendo batuques de época. estes visitam as residências (entre 25/12 à 06/01) que os recebem com guloseimas e bebidas caseira, recebem agrados de todos os tipos, estes se apresentam em palco sempre entre os dias 06 e 07 de Janeiro de cada ano. 

Tipicamente o boi bumbá, a mulinha, o jaraguá, o vaqueiro e a fateira, servem de grande diversão para a população, principalmente a infantil, pois estes personagens se misturam a população amedrontando os menos corajosos, brincando afoito com todos. 

Já o projeto servirá especificamente de capacitação com oficinas de Música, de literatura, Saberes e Fazeres, Confecção de Folders, Livro de Cordel, CD de Música e DVD com documentário sobre a historia do Boi de Janeiro de Araci, aquisição de Instrumentos Musicais e Vestuário e a realização do Circuito Cultural do Boi de Janeiro nos municípios de Araci, Barrocas, Teofilândia, Santa Bárbara, Euclides da Cunha e Conceição do Coité.

Ficha Técnica

Serviço:
Onde: Praça, ruas, centros culturais, espaço culturais, escolas e residências dos municípios de Araci, Barrocas, Teofilandia, Santa Bárbara, Euclides da Cunha e Conceição do Coité da conceição em Araci, fone: (75) 9166 0374