Sesab confirma 47 mortes por dengue em 2024 na Bahia

TCM aplica multa para prefeito de Tucano após acatar denúncia da oposição

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) julgou procedente a denúncia feita pelos vereadores que compõem a Bancada de Oposição, Neto do Herlon, Conceição Dantas e Hélcio Reis, contra o prefeito de Tucano, Luiz Sergio, e aplicou multa ao gestor a ser paga com recurso próprio e depositada nos cofres do município. Segundo a Bancada de Oposição, o TCM determinou, ainda, que o processo seja encaminhado à assessoria jurídica do Ministério Público Estadual com vistas à adoção das providências cabíveis. A Prefeitura Municipal de Tucano ainda não se manifestou sobre o assunto. Cabe recurso no processo.
O caso - Em 2017, os vereadores denunciaram o prefeito por fraude na licitação 009/2017 para contratação de empresa para prestação de serviços de locação de veículo para atender demandas das secretarias. Segundo a Bancada de Oposição, eles mostraram ao TCM que o processo continha várias irregularidades que restringiam a competitividade. “O prefeito ainda tentou justificar e solicitou o arquivamento do processo, mas o Ministério Público de Contas também entendeu que todos os pontos contidos na denúncia eram procedentes”, disse a Bancada de Oposição. 

Vereadores da oposição pedem CPI do transporte escolar em Tucano


Nesta quinta-feira (09), a oposição ao executivo municipal de Tucano deu entrada na Câmara de Vereadores local um pedido de instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar possíveis irregularidades cometidas pela gestão municipal nos serviços de transporte escolar em 2017. Segundo o vereador Neto de Herlon, a investigação será com base na contratação da empresa ADD Locadora de Veículos e Serviços, uma empresa que tem sede localizada na cidade de Araci. “Para que uma CPI seja aberta, é necessária a assinatura de 1/3 dos vereadores, ou seja, cinco membros”, disse o vereador. O pedido de CPI conta com a adesão de Neto do Herlon, Conceição Dantas, Hélcio Reis, Nadinho e Marcos do Raio X, ou seja, o número mínimo necessário. Segundo a Prefeitura Municipal de Tucano, ainda não é possível se manifestar oficialmente sobre este pedido, uma vez que eles não foram notificados formalmente e a CPI não foi instaurada. Em contato com o site A Voz do Campo, a Assessoria de Comunicação afirmou ter todos os dados que possibilitem demonstrar toda a lisura deste contrato.