Médicos da Central de Regulação anunciam que entrarão em greve

18061146-médicos-indianos-ou-equipe-médica-braços-cruzados-em-pé-isolado-no-fundo-branco
Os médicos reguladores da Sesab irão entrar em greve, por tempo indeterminado, a partir da próxima quinta-feira (14). A proposta foi aprovada em assembleia no Sindimed. Os profissionais exigem melhorias nas condições de trabalho e o retorno do pagamento do adicional de insalubridade, cortado desde novembro.

Desde o mês de dezembro que os reguladores se mostravam insatisfeitos, através de paralisações pontuais, tentando negociar com os gestores da Secretaria de Saúde (Sesab). Além de todas as carências na Central de Regulação – que vão desde falta de pessoal, de treinamento, mobiliário quebrado, terceirização do pessoal de apoio e até falta de papel higiênico -, ainda há o problema da a redução da remuneração.

O foco das queixas está nas difíceis condições de trabalho que os profissionais enfrentam. Hoje, cerca de mil solicitações de regulação permanecem diariamente na Central, mas apenas 10% a 15% são atendidas. A estrutura deficitária da rede hospitalar simplesmente não tem condições de absorver o direcionamento dos pacientes. Além disso eles afirmam que o número de médicos é reduzido e que o tempo de avaliação, que atualmente é de três minutos é muito pouco para definir as prioridades na hora de regular os pacientes.

O Sindicato enviou ofício à Sesab, reiterando a posição dos reguladores em não aceitar redução de remuneração e exigindo o retorno imediato do pagamento da insalubridade, inclusive retroativo a novembro. Durante a tarde do dia 11, o superintendente de Regulação da Sesab, José Saturnino Rodrigues, se reuniu com diretores do Sindimed para ouvir as reivindicações. Nenhuma solução, entretanto, foi apresentada, culminando, assim na decisão da assembleia de deflagrar a greve a partir do dia 14 (quinta).

Gil Santos Noticias

Comentários