Tempo quente e chuvoso predomina na maior parte da Bahia neste fim de semana


Nuvens carregadas devem permanecer nos próximos dias.

Chuva mais intensa também está prevista para áreas isoladas da Chapada Diamantina, norte, sudoeste e sul do estado.


Uma frente fria que avança pelo Sudeste brasileiro e sul da Bahia já está se deslocando para o Oceano Atlântico. Ainda assim, esta condição permanece influenciando o tempo, deixando o céu encoberto e chuvoso em grande parte do estado, conforme a previsão do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) para este fim de semana.
O calor, somado à umidade vinda da região Amazônica, intensificará a chuva, principalmente nas regiões oeste e São Francisco, com a possibilidade de trovoadas. Chuva mais intensa também está prevista para áreas isoladas da Chapada Diamantina, norte, sudoeste e sul do estado.
No Recôncavo Baiano e nordeste, a massa de ar quente e seco, mesmo enfraquecida, deve predominar nos próximos dias, mantendo o céu nublado a parcialmente nublado, com chuva fraca. A temperatura permanece elevada em todas as regiões do estado, registrando os maiores índices (entre 35°C e 37°C) nas regiões norte, nordeste, oeste e São Francisco.
Para Salvador e região metropolitana, o calor e os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico predominam no fim de semana, o que deve manter o céu nublado a parcialmente nublado, e possibilidade de chuva fraca. Com a temperatura elevada, típica do verão (mínima de 23°C e máxima de 33°C), a chuva pode ocorrer a qualquer hora do dia. Entretanto, durante a noite e nas primeiras horas da manhã, é que serão mais frequentes.

Maré

Desta sexta-feira a domingo (15 a 17), a maré deve atingir altura máxima das 7h às 10h e entre 19h e 22h, variando de 1,6 a 2,5 metros. Já a altura mínima deve ocorrer entre 1h e 4h e das 13h e às 16h, oscilando de 0,4 a 0,9 metro. As ondas previstas para o período devem ter agitação fraca, com altura máxima em torno de 1,5 metro.

Radiação

Uma das características do verão é a elevação dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUVs), a exemplo dos que estão previstos para este final de semana, quando deverão variar de 13 a 14, classificados na categoria ‘Extrema’ pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Para evitar danos à saúde, são necessários cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar, principalmente das 10h às 16h, como o uso de protetor solar, chapéu, boné, óculos escuros e roupas leves.

Comentários