Araci: Católicos participam da Celebração do Lava Pés e da Procissão do Fogaréu

Araci: Católicos participam da Celebração do Lava Pés e da Procissão do Fogaréu


Na Semana Santa a Igreja Católica tem suas atividades doutrinais triplicadas. É uma época em que a pessoas católicas une momentos de penitência e oração com a família e os amigos. Hoje, a Semana Santa é uma tradição imortal que é passada de pai para filho. Têm celebrações em horário diferentes do dia, os fiéis acompanham todos os momentos de orações, principalmente aquelas encenam partes bíblicas como o Lava pés e o fogaréu.

Na última noite de quinta-feira (24 de março) a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição do Raso de Araci ficou lotada de pessoas que vieram participar e celebrar a missa dos Lava pés. O Padre Theofanes Fechine conduziu a celebração e encenou com 12 pessoas (11 mulheres e 1 homem) o momento em que Jesus lavou e purificou os pés dos 12 apóstolos. 




















O momento eucarístico relembrou também a passagem bíblica, o momento em que Jesus repartiu o pão e o vinho entre os discípulos.


Após a Santa Missa, ouve a transladação do Santíssimo Sacramento até a Capelinha, e em seguida, homens, mulheres e crianças seguiram na procissão do fogaréu, com tochas acesas, até o morro do Bonfim, num percurso de aproximadamente 3 km, no trajeto é entoado cânticos quaresmais, enquanto pessoas, carregam o andor com o crucifixo.


A tradição é movida pela fé dos fiéis e baseada na narração bíblica quando Jesus foi traído por Judas e preso no Monte. 
CONFIRA ALGUNS MOMENTOS DA PROCISSÃO E ENTREVISTA COM PADRE THEOFANES FECHINE:


Na manhã de sexta, fiéis ainda fazem penitência subindo ao Bonfim e fazendo suas orações na Capela que fica no alto do morro. A Igreja ficará aberta durante o dia para as orações e vigílias.

Ás 17 horas haverá a celebração da Paixão, com procissão por ruas da cidade com a imagem do Senhor Morto. 

DIA: 26/03 – SÁBADO SANTO – 19he30min

VIGÍLIA PASCAL NA NOITE SANTA – IGREJA MATRIZ

DIA: 27/03 – DOMINGO DE PÁSCOA NA RESSURREIÇÃO DO SENHOR – 9h






























Comentários