ESTUDO APONTA QUE MULHERES DIRIGEM MELHOR QUE OS HOMENS


ESTUDO APONTA QUE MULHERES DIRIGEM MELHOR QUE OS HOMENS




Foto: Divulgação

Indo contra a sabedoria popular, um estudo encomendado pela seguradora Privilege Insurence, do Reino Unido, e compartilhada pelo jornal britânico Telegraph, comprovou o que a maioria das pessoas não esperava: as mulheres dirigem melhor do que os homens. 

Os testes que culminaram nesta conclusão foram realizados no Hyde Park Corner, em Londres, um dos cruzamentos mais movimentados do mundo. Cerca de 50 motoristas enfrentaram uma avaliação feita dentro do carro, enquanto que outras 200 foram observadas no local. Analisadas em 14 diferentes aspectos de condução, as mulheres marcaram 23,6 pontos de um total possível de 30, enquanto que os homens conseguiram chegar a apenas 19,8 pontos. 




Em uma das categorias supervisionadas, por exemplo - da distância segura do veículo da frente - apenas 4% das mulheres, contra 27% dos homens, conduzem muito próximo do carro da frente. A teoria é de que os condutores do sexo masculino fazem isso para intimidar o motorista da frente. Porém, eles acabam desrespeitando a distância mínima de segurança para evitar colisões. 


Autoavaliação


No que toca à opinião das pessoas sobre suas próprias habilidades de condução, a pesquisa mostrou que a grande maioria difere muito de suas habilidades reais. Quando perguntados se achavam que dirigiam na velocidade apropriada à via, 84% dos homens afirmaram que sim, sendo que, nos testes, apenas 64% realmente o fizeram. 


Além disso, quase metade dos homens se aproximou de algum risco muito rápido, enquanto que nas mulheres, o índice foi de apenas 4%. Em relação ao semáforo, mais da metade dos homens analisados atravessou o semáforo no amarelo. Já no grupo feminino, 14% das condutoras fizeram o mesmo. 


Somente 1% das mulheres, comparadas aos 14% dos homens, realiza as chamadas "cortadas" no trânsito, enquanto que 24% dos homens - e apenas 16% das mulheres - admitiram o uso de celulares enquanto estão dirigindo. Mais homens do que mulheres também admitiram não usar os sinais de conversão, ou seja, a famosa "setinha", quando acham que não há veículos atrás deles.


E você, concorda com os resultados da pesquisa? Conte para a gente nos comentários.

Comentários