Prefeito Silva Neto é negligente com a barragem de Serra Branca.

Prefeito Silva Neto é negligente com a barragem de Serra Branca.



06 Tribuna Araciense, relatou mais um episódio da novela da barragem da Serra Branca neste ano de 2016, onde na epoca as chuvas daqueles dias ameaçara romper com a importante barragem. Com a forte chuva que caíram na última segunda-feira (4), a barragem da Serra Branca localizado a cerca de 12km de Araci, sangrou e com a forte correnteza destruiu a estrada, deixando contenção a ponto de se romper por completo.
Veja o video da atual situação.

A Barragem da Serra Branca, um dos maiores reservatórios do município de Araci corre o risco de se romper a cada chuva que caem e apesar da vistoria realizada pela equipe da Prefeitura e da Defesa Civil do Governo do Estado, mesmo hoje na estiagem, os moradores temem pelo pior. Durante a visita ambos definiram as possíveis medidas para tentar sanar o rompimento que acontece pela terceira vez, a última ocorreu no ano de 2008. O trabalho para montar a estrutura devida e sanar o problema foi iniciado na manhã desta sexta-feira (8) pela Prefeitura, más como vimos hoje, meses depois, nada foi feito para solucionar definitivamente o problema, a angustia de quem depende da vida passiva da Barragem e pelas chuvas de caem no período de final de ano, a conhecida trovoadas, que podem não dar a mesma chance, a mesma sorte a barragem.
O prefeito de Araci Silva Neto (PDT), chegou a anunciar através do seu facebook que a barragem de Serra Branca, na zona rural da cidade, está “salva”. Recentemente, após seu depoimento e as fortes chuvas que atingiram a região, a barragem estava sob risco de rompimento total. A reportagem visitou o local e constatou as medidas tomadas pela Defesa Civil do Estado e pela Prefeitura para tentar sanar o problema de risco, más, segundo Silva Neto, além da ajuda da Defesa Civil, a empresa mineradora Yamana GOLD também deu seu apoio junto com praticamente todas as secretarias do município. Ainda segundo o gestor, foram usadas mais de 100 caçambas de material de contenção colocadas rente ao muro da barragem. Cerca de 10 caçambas, 2 pás carregadeiras, 1 retroescavadeira e 1 patrol estavam executando o serviço, serviços estes que não passou de lorota, pois hoje, o que vemos é um monte de entulhos e pedras, que não dão garantia alguma de forma para salvar esse patrimônio do município de Araci.
Más hoje, 10/09/2016, a gestão publica parece aguardar que a natureza atue novamente e sem as obras necessárias na barragem, definitivas e não paliativas  resolvam o problema, pois mais uma vez se as aguas da chuva chegarem com maior intensidade, cortará novamente a estrada não permitirá mais uma vez passagem de pedestres nem de veículos, onde hoje já é difícil, assim como voltará a ameaçar a integridade estruturante da barragem que poderá se romper se o problema continua sem solução.
O povo questiona sobre a feitura desta obra paliativa feita há meses e que demonstra a falta de competência de solução do problema poderá causar de vez o inevitável, a perca da barragem, já que se chuvas maiores poderão acontecer, as águas poderão levar abaixo a BARRAGEM DA SERRA BRANCA EM ARACI.
Além disso um fato ainda é agravante que é o surgimento da morte de peixes, por contaminação da água, possivelmente causado por este material advindo da mina da MFB ou por causas ainda desconhecidas.

Veja o vídeo do morador da região.