Crianças de escola municipal de Dias D'ávila fazem primeira viagem de metrô em Salvador

A primeira vez é emocionante. Ao menos, era de emoção que transbordavam os olhos esbugalhados e quase estáticos da estudante Roberta de Brito Alves, 9 anos, ao observar alguns pontos de Salvador, durante a primeira viagem de metrô de sua vida, na manhã desta terça-feira (11).
A CCR Metrô Bahia proporcionou a experiência, que é parte do projeto Passeio Pedagógico, da Escola Municipal José da Conceição, localizada em Dias D'ávila, na Região Metropolitana de Salvador.  
Roberta e outros 50 estudantes, entre 4 e 9 anos, conheceram o metrô e se deslumbraram com a vista do maior centro urbano já visto por eles. "Nunca tinha visto um metrô, nem uma cidade tão grande na vida. Estou gostando muito", disse a estudante do primeiro ano fundamental, durante o trajeto.
A emoção era grande até quando não era possível ver nada. Gritos empolgantes e cantigas ensaiadas tomaram conta do vagão, reservado para as crianças e professoras, durante a passagem do metrô pelo túnel que liga a Estação da Lapa ao Terminal do Campo da Pólvora. 
Roberta era uma das mais empolgadas. "Adorei tudo, mas amei o túnel. É diferente a sensação", salientou ela, que elogiou a estética dos vagões e afirmou que nunca havia andado sequer de trem.
Para o gestor de atendimento da CCR, Hamilton Trindade, o objetivo maior é contribuir para o senso coletivo e cidadania das crianças. "As crianças de hoje são os usuários de amanhã, então, é necessário que eles desenvolvam um senso de respeito pelo transporte público", pontuou.
Cerca de 18 minutos foi o tempo total do passeio, ida e volta, que começou pelo Terminal do Retiro e terminou no Terminal da Lapa, passando pelos terminais do Acesso Norte, Bonocô, Brotas e Campo da Pólvora.