Sesab confirma 47 mortes por dengue em 2024 na Bahia

Roberto Freire será o novo ministro da Cultura

O deputado federal Roberto Freire (PPS-SP) aceitou o convite do presidente Michel Temer para ser assumir o Ministério da Cultura em substituição a Marcelo Calero, que pediu demissão alegando motivos pessoais. “Aceitei o convite porque é responsabilidade nossa, que participamos do impeachment, contribuir com esse governo”, disse.
O anúncio de Freire para ser o novo ministro da Cultura foi feito por meio de nota divulgada pelo Palácio do Planalto nesta sexta-feira (18). O parlamentar disse ter ficado impactado com o convite, e que ainda não havia conservado com Temer.
“Para você pode não ter sido uma surpresa, mas fiquei impactado [com o convite]. É preciso calma nessa hora. Não falei com o presidente ainda. Mas aceitei o convite porque é responsabilidade nossa, nós que participamos do impeachment [de Dilma Rousseff], contribuir com esse governo, fruto de nossa ação no Congresso”, afirmou Freire.
Ele disse estar animado com o anunciou feito pelo governo na semana passada para aumentar em 40% o orçamento destinado ao Ministério da Cultura em 2017, mas que terá de “discutir alguns entraves” da pasta.
“Posso dizer que serei mais um integrado na equipe e trabalhando para ver esse governo encaminhar bem sua transição [para 2018], na maior normalidade institucional”, afirmou Freire.
Entrevista
Em entrevista ao “Portal G1” (veja aqui a íntegra da matéria), “Freire, logo após ser anunciado ministro, disse ter recebido o convite de Temer por telefone, por volta das 19h.
‘Ele [Temer] me telefonou, tinha acabado de chegar em casa. Estou em Brasília mesmo. O presidente me convidou e eu aceitei’, relatou.
Em seguida, Freire quis falar sobre o futuro no ministério, e se disse com disposição à ‘abertura ao diálogo’. ‘Vou entrar com a mesma disposição para a abertura ao diálogo. De não acirrar processos’, afirmou.
O novo ministro informou que deverá embarcar neste sábado (19) em direção a Recife (PE), onde terá compromissos partidários. Ao G1, ele afirmou que estará de volta a Brasília na próxima segunda (21), para se reunir com o presidente Michel Temer, no Palácio do Planalto.
‘Vou antecipar minha volta. Eu voltaria só segunda à tarde. Vamos ver ainda quando dá, de acordo com os compromissos [do Temer]’, observou.
Freire confirmou que já havia sido sondado por Temer para assumir o cargo de ministro da Cultura quando o peemedebista ainda articulava a montagem do governo interino, antes mesmo do afastamento de Dilma.
‘Na época, ele me convidou e eu aceitei. Mas aí veio a redução do número de ministérios. Na redução, eu falei que não seria problema fazer a integração da Cultura com a Educação. Ficou então só o [ministro da Educação] Mendonça Filho. Aí, por questões do governo, quando recriaram a pasta, Temer chamou o Calero’, relatou o novo ministro.”