PF indicia primeira-dama do Ceará por compra de votos

Esposa do governador Camilo Santana (PT), Onélia é acusada de mandar distribuir dinheiro às vésperas da eleição e ameaçar eleitores


A primeira-dama do Ceará, Onélia Santana (Foto: Reprodução/ Youtube - Governo do Ceará)










A Polícia Federal indiciou a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, pelos crimes de associação criminosa, compra de votos e ameaças a eleitores durante a eleição municipal deste ano. De acordo com a PF, Onélia atuou para beneficiar o candidato Fernando Santana (PT), também indiciado. Ele é ex-assessor do gabinete do governador Camilo Santana, do PT.
A investigação começou com a prisão em flagrante de Ana Quitéria, também indiciada. Ela é assessora da primeira-dama. Em 30 de setembro de 2016, dois dias antes da eleição, ela foi pega com R$ 50 mil em dinheiro vivo, guardado em envelopes, junto com material de campanha de Fernando Santana, candidato a prefeito na cidade deBarbalha. Ele acabou derrotado.
A partir da prisão em flagrante da assessora, a PF passou a investigar o caso e descobriu a atuação da primeira-dama e de outras pessoas ligadas a ela. De acordo com a PF, o grupo usaria o dinheiro para comprar votos. A investigação aponta ainda que Onélia fazia uma ameaça aos eleitores: caso a cidade de Barbalha não elegesse seu candidato, o governo do estado não enviaria dinheiro para o município.
Procurada, Onélia Santana enviou a nota abaixo:
"A respeito da informação de indiciamento envolvendo meu nome em inquérito de suposta compra de votos na última eleição, em Barbalha, esclareço que jamais participei de qualquer prática ilícita, a qual repudio de forma veemente. Tenho pautado minha vida pela correção nos atos e respeito às leis. Os últimos dois anos tenho dedicado todos os meus momentos, de forma voluntária e incansável, ao desenvolvimento de projetos sociais. Um compromisso que assumi e que irei cumprir com muito zelo e dedicação.
Onélia Maria Leite de Santana"

http://epoca.globo.com/