Apresentador da Globo é atingido por bala perdida em Pernambuco

O apresentador da TV Asa Branca Alexandre Farias foi atingido por um tiro na cabeça na noite de sábado (16), em Caruaru, Agreste de Pernambuco. As primeiras informações são de que era uma bala perdida, disparada durante uma perseguição policial nas proximidades do Alto do Moura.

Ainda de acordo com as informações iniciais, também foram vítimas da ocorrência a socorrista Josimere do Nascimento, o motorista do Samu Valderir Antônio do Nascimento. Alexandre foi socorrido pelo Samu em estado grave, com perda de massa encefálica. O jornalista foi atendido inicialmente no Hospital Regional do Agreste (HRA), em Caruaru, mas foi transferido para o Hospital da Unimed, na mesma cidade.

No último boletim divulgado, segundo a família do apresentador, a equipe médica informou que Alexandre Farias foi submetido a uma cirurgia para retirada do projétil que ficou alojado na cabeça, mas que não foi possível fazer extração da bala. Ele está em observação e deve permanecer em coma induzido para controle da pressão intracraniana por até quatro dias.

Depois da perseguição, o Corolla onde estariam os criminosos capotou perto do local. Em nota, a Secretaria de Defesa Social (SDS) informou que “designou o delegado Bruno Vital para estar à frente da investigação da Polícia Civil, que já realiza oitivas. Imagens das câmeras de monitoramento da região também foram solicitadas pela autoridade policial, e a Polícia Científica já trabalha na elaboração do retrato falado dos suspeitos.”

A SDS ainda ressaltou que as polícias do Estado estão “trabalhando de maneira integrada, empenhadas na busca pelos suspeitos”. Em resposta aos comentários sobre o aumento da violência em Caruaru, a SDS informou que vem ampliando o policiamento ostensivo, as investigações, prisões e operações de repressão qualificada aos crimes de homicídios e roubos no Agreste do Estado. “Entre as operações que já vêm sendo realizadas, estão a Força no Foco, Bar Seguro, Escola Segura, Rone, Esforço Concentrado e Fecha Batalhão, atuando firmemente na desarticulação de quadrilhas e grupos de extermínio, com a prisão de suspeitos”, listou.

Confira a nota da SDS na íntegra:

Na noite do último sábado (16), policiais do 4º BPM foram acionados para atuar num roubo a residência e a um veículo no bairro de Indianópolis, em Caruaru. Durante a perseguição, os suspeitos atiraram contra o efetivo e atropelaram dois socorristas do SAMU, que atendiam uma ocorrência no local, e uma terceira pessoa . Um dos disparos em direção aos policiais atingiu o apresentador da TV Asa Branca, enquanto ele dirigia a caminho de casa.

As polícias de Pernambuco estão trabalhando de maneira integrada, empenhadas na busca pelos suspeitos. A população pode ajudar, caso tenha informações que auxiliem o trabalho dos investigadores, ligando para o Disque-Denúncia. No Agreste, o telefone é (81) 3719 4545. Não é preciso se identificar.

REFORÇO – O fortalecimento da segurança pública no Agreste é uma prioridade do Governo do Estado. Para tanto, vem ampliando, em toda a região, o policiamento ostensivo, as investigações, prisões e operações de repressão qualificada aos crimes de homicídios e roubos. Entre as operações que já vêm sendo realizadas, estão a Força no Foco, Bar Seguro, Escola Segura, Rone, Esforço Concentrado e Fecha Batalhão, atuando firmemente na desarticulação de quadrilhas e grupos de extermínio, com a prisão de suspeitos.

A Secretaria de Defesa Social designou um delegado especial para apurar o incidente que deixou ferido o jornalista Carlos Alexandre Farias, em Caruaru. O delegado Bruno Vital está à frente da investigação da Polícia Civil, que já realiza oitivas. Imagens das câmeras de monitoramento da região também foram solicitadas pela autoridade policial, e a Polícia Científica já trabalha na elaboração do retrato falado dos suspeitos.

Este ano, R$ 290 milhões estão sendo investidos na renovação e ampliação da frota de viaturas, compra de armamentos e implantação de novos batalhões, assim como em reforço do efetivo. Em setembro, 1.500 PMs sairão da academia e, desses, 300 vão integrar o Batalhão Integrado Especializado de Policiamento (Biesp), em Caruaru, que beneficiará toda a região. Na Polícia Civil, este mês, entrarão em funcionamento, em dois edifícios que abrigarão Área Integrada de Segurança 14, a Diretoria Integrada do Interior 2, a Divisão de Homicídios do Agreste, duas delegacias de homicídios e a Seccional de Caruaru.