Sesab confirma 47 mortes por dengue em 2024 na Bahia

TRATORES PARA MONTE SANTO E QUIJINGUE

Os tratores distribuídos pelo governo do estado chega a Quijingue e Monte Santo para o proposito de fortalecer a Agricultura familiar.

Quijingue – Agricultura familiar será fortalecida com cinco tratores e implementos. A entrega vai acontecer ao lado da Câmara Municipal às 10h desta segunda-feira, 25.
Veículos estão expostos no centro da cidade onde serão entregues nesta segunda-feira
O prefeito de Quijingue, município localizado no território do sisal, Nininho Góis (PR), irá entregar na manhã desta segunda-feira (25), 05 tratores de pneus acompanhado de implementos agrícolas, sendo 04 adquiridos através de uma emenda parlamentar do deputado federal José Nunes (PSD) e 01, que servirá a comunidade de Queimada dos Crentes, emenda do ex-deputado Vando Araújo (PSC), hoje prefeito de Monte Santo. Os tratores indicados pelo deputado José Nunes serão encaminhados para as comunidades de Maceté, uma das maiores da zona rural, onde residem mais de duas mil pessoas e os outros três para Lagoa da Ema, Malhadinha e Baixa da Luva.
Toinho da Lagoa da Ema é quem vai receber as chaves do trator | Foto: Raimundo Mascarenhas
O agricultor José Antonio dos Reis, mais conhecido por Toinho da Lagoa da Ema, falou ao CN que aquisição destes equipamentos foi uma conquista muito grande para região, em especial para Associação que tem o quadro social formado por 120 sócios. Ele disse também que “o trator não atenderá apenas os sócios, irá atender mais de 200 produtores nas atividades de aragem de terra, quando for período de produção,“na seca pode carregar água, pindoba, palma, enfim, realmente tem uma importância muito grande”, falou Toinho da Lagoa.
Manoel Cavalcante | Foto: Raimundo Mascarenhas
O ex-vereador Manoel Cavalcante de Santana lembrou que a região da Baixa da Luva é composta de pequenos agricultores e na maioria familiares, ou seja, tem uma pequena área de terra e trabalham com seus parentes estes equipamentos chegam em uma boa hora. Baixa da Luva fica a 25 km da sede e Manoel Cavalcante externou sua satisfação ao chegar à comunidade e informar a noticia da liberação da patrulha agrícola.
Luiz Carlos | Foto: Raimundo Mascarenhas
A comunidade de Tanque do Rumo, distante do Distrito de Maceté 09 km, será beneficiada pelos equipamentos direcionados para Associação de Maceté. Luiz Carlos, um jovem agricultor, lembrou que o município de Quijingue é carente neste setor agrícola e este trator com seus implementos chegam para amenizar o trabalho, produzir mais e aumentar sua renda. “Esse trator é para os pequenos, pois, é caro alugar trator de rico que não sabe o que passa o pobre quando precisa preparar suas terra e cobra caro”, desabafou Luiz Carlos.
Evani Celestina | Foto: Raimundo Mascarenhas
A vereadora Evani Celestina da Costa (PSD), residente na Comunidade de Queimada dos Crentes, falou que sua comunidade foi beneficiada pela emenda do ex-deputado Vando Araujo e representa um momento histórico, pois, os agri
cultores reivindicavam este equipamento há muito tempo, mas faltou uma batedeira de feijão e milho. “Agora com o trator, começamos a luta para aquisição deste outro e importante equipamento (risos)”, falou a Social Democrata.  A parlamentar lembrou que em consequência das últimas chuvas na região, os agricultores voltaram a plantar milho e já vão utilizar a máquina para o preparo da terra.
Ninhinho disse que já estava precisando renovar a frota | Foto: Raimundo Mascarenhas
O município de Quijingue possui uma área de 1.271,07 km² e, segundo o prefeito Nininho Góis, o forte na região rural é o plantio de feijão e milho, além da criação de pequenos animais, ou seja, ovinos e caprinos.  Há 15 anos foram distribuídos tratores para as comunidades rurais pelo então prefeito Joaquim Manoel, mas com o tempo essas maquinas estão desgastadas, de acordo  com o republicano, já necessitava da renovação da frota, porém, o número ainda é pequeno para atender a demanda do município e finalizou garantindo que irá continuar sua luta para aquisição de outras patrulhas agrícolas.
O ato de entrega acontecerá na Câmara de Vereadores ás 10h.

Moradores de Monte Santo vão ganhar mais cinco tratores novos
Recentemente a cidade foi contemplada com sete tratores que já foram entregues aos produtores rurais de nosso município, agora Vando conseguiu mais cinco para o município


Os moradores de Monte Santo serão contemplados com mais cinco tratores novinhos. Nesta segunda- feira (18), o prefeito Vando recebeu as chaves das mãos do governador Rui Costa durante evento oficial na cidade de Feira de Santana.

Na ocasião, o prefeito destacou a importância destes equipamentos para os produtores rurais de Monte e Santo e região e, reforçou a continuidade do trabalho pela reconstrução da cidade.

“Recentemente fomos contemplados com sete tratores que já foram entregues aos produtores rurais de nosso município. Agora conseguimos mais cinco e, não vou parar de trabalhar para reconstruir uma nova Monte Santo”, concluiu Vando.