CHOVE CHUVAS NO SERTÃO DO SISAL

As chuvas de trovoadas acontecem geralmente nos meses de novembro e dezembro, folclore, cultura e o anseio pelo mesmo é enorme, já que o calor que chegou a cidade Tucano, 40 graus, faz com que o sertanejo ajoelhe-se ao chão e ore, reze, peça a Deus piedade e chuvas, pois é, as preces foram ouvidas já que as fortes chuvas que cairão na sede e a zona rural de Teofilândia, Araci, Retirolandia, Barrocas, Valente, Tucano e Pombal nesta segunda-feira, dia 13 de novembro de 2017, com cargas de trovoes e relâmpagos, e as águas inundando estradas e ruas depois de um longo período de estiagem e muito calor.

RETIRO - Vista como mau tempo nas grandes metrópoles, à chuva é sinônimo de alegria e alivio para os nordestinos. Em Retirolândia-Ba, uma chuva que durou cerca de 5 (cinco) horas, trouxe um clima ameno para a população. De acordo com o site Clima Tempo, a previsão é que nos próximos dois dias, 14 e 15, também sejam chuvosos, podendo acumular um volume de 80 mm. Produtores rurais aguardavam ansiosos pelas chuvas, muitos foram beneficiados com a limpeza de suas aguadas, através de um projeto da Prefeitura Municipal. Com o longo período de estiagem, a classe vinha sofrendo para manter suas produções, sem a responsável pela comida que chega às mesas das famílias brasileiras, a agricultura familiar, que responde por cerca de 70% dos alimentos consumidos em todo o País, não só os produtores, mas, consumidores, comercio e industrias sofriam as consequências. A perspectiva é que o BOM TEMPO amenize a situação no município, pois, de acordo com o Secretario de Agricultura, todas as represas já estavam com um volume muito baixo e não havia mais como atender a demanda de pedidos de carros pipa com água.


Chuvas na Chapada Diamantina levam esperança à população; níveis de rios e cachoeiras sobem. As fortes chuvas que atingem a região da Chapada Diamantina, neste início de semana, trouxeram esperança para os moradores das cidades e das zonas rurais. O longo período de estiagem foi interrompido, na madrugada de domingo (12) para segunda (13), por chuvas que amenizaram a situação quase que em todo o território. São registradas chuvas em diferentes municípios, como Iraquara, Itaetê, Boa Vista do Tupim, Andaraí, Souto Soares, Utinga, Wagner, Morro do Chapéu, Nova Redenção, Ibicoara, Ituaçu, Barra da Estiva, Ruy Barbosa e outras localidades. As chuvas também auxiliaram os rios e cachoeiras a ganhar volume, justamente na véspera do feriadão da Proclamação da República, que começa nesta quarta-feira (15). Para o presidente dos Combatentes de Incêndios Florestais em Andaraí (Cifa), Homero Vieira, a chuva é um momento de alívio para a população da Chapada Diamantina, que sofreu com focos de incêndio nos últimos meses de setembro e outubro. “A chuva sempre nos traz um alívio. É um momento para relaxarmos. Água correndo nos córregos, riachos e rios é um sinal de renovação para a região da Chapada”, salienta Vieira ao Jornal da Chapada. Ele ainda completa: “É hora de planejar, avaliar as nossas ações. Não podemos esquecer que desde 2012 os maiores focos de incêndio ocorreram entre o final de novembro a meados de janeiro”.

veja o video e as fotos:
 FOTO DAS CHUVAS EM  VALENTE

  FOTO DAS CHUVAS EM  BARROCAS

  FOTO DAS CHUVAS EM  ARACI

 FOTO DAS CHUVAS EM  RETIRO