VIOLÊNCIA EM TUCANO, TEOFILÂNDIA E VALENTE

TUCANO - Everton de Souza Santo tinha 19 anos, morreu após troca de tiros com a polícia,  “Bactéria” ficou ferido gravemente e chegou a ser socorrido para o Hospital de Tucano, mas não resistiu e veio a óbito.


TEOFILANDIANeste domingo (19) às 10h foi tomada de assalto uma caminhonete F350 de cor prata, placa de Teofilandia-Ba JOK-6934. O proprietário, João Batista de Jesus Santos, conhecido como Dão de Nali, sua esposa Maria Neide Oliveira Santos e um rapaz chamado Jonathan, que trabalha na Fruta Sul, saíram de Teofilândia com destino à zona rural de Biritinga para carregar o caminhão de melancia. 


Por volta das 20h deste sábado (18), a Polícia Militar em Teofilândia foi solicitada para atender a uma ocorrência de transito no Povoado de Três Zequinha. Segundo a PM, chegando ao local, constatou-se que se tratava de um atropelamento, tendo como vitima Elizeu Santos Capistrano, 53 anos, residente no Povoado de Lagoa, na cidade de Uauá. A 


Na madrugada deste domingo (19), a Polícia Militar foi informada que elementos no Povoada da Roçinha, em Teofilândia, estavam ordenando toque de recolher aos comerciantes e moradores e após troca de tiros um homem se chama Gerônimo (Gera) e a mulher não teve o nome identificado foram alvejados, prestado socorro para o Hospital Municipal de Teofilândia, onde foi constatado o óbito pela médica plantonista.


VALENTE - Na tarde deste sábado (18), um jovem de 24 anos foi morto a tiros na Rua Abdias Pena dos Santos, no bairro Juazeiro, em Valente. O crime tem características de execução. De acordo com a Polícia Militar, familiares disseram que Marcos Lima Araújo, conhecido como “Marcos de Tonho Furador”, estava conversando com amigos na calçada de uma casa quando dois homens armados apareceram. 



TUCANO - Everton de Souza Santo tinha 19 anos. O jovem era natural de Ribeira do Pombal e ficou famoso pelas atrocidades e crimes cometidos. Ele iniciou o crime ainda adolescente. “Foi para centros de recuperação e fez escola”, disse um policial. Devido ao seu biotipo magro, ele logo recebeu a alcunha de Bactéria. Contra desafetos,  “Bactéria” agia como as práticas mais comuns do tráfico de drogas nas grandes capitais do Brasil. 


Ele era o líder da Katiara na região. Uma das principais características da facção Katiara é a crueldade com que executa seus desafetos. A prática vem desde o local considerado o berço da organização criminosa, em Nazaré das Farinhas. A organização criminosa começou no Recôncavo Baiano e criou tentáculos nas Regiões Metropolitanas de Salvador e Feira de Santana, expandindo-se pela região sisaleira e Semiárido Nordeste II, com base em Ribeira do Pombal e influência nos municípios circunvizinhos.


Na manhã deste sábado (18), o Serviço de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia recebeu informações sobre a presença de “Bactéria” no bairro das Casinhas, em Tucano. Foi montada uma operação conjunta para captura envolveu os melhores profissionais da Polícia Civil da 25ª Coorpin, da Polícia Militar 5º BPM – 2ª Cia, em Tucano, da Cipe Nordeste e da Guarda Civil Municipal de Tucano. Estava tudo montado e articulado para prendê-lo. Ao perceber a aproximação da polícia, os ocupantes da casa abriram fogo contra as guarnições. Na troca de tiros, “Bactéria” ficou ferido gravemente e chegou a ser socorrido para o Hospital de Tucano, mas não resistiu e veio a óbito.


TEOFILANDIA - Neste domingo (19) às 10h foi tomada de assalto uma caminhonete F350 de cor prata, placa de Teofilandia-Ba JOK-6934. O proprietário, João Batista de Jesus Santos, conhecido como Dão de Nali, sua esposa Maria Neide Oliveira Santos e um rapaz chamado Jonathan, que trabalha na Fruta Sul, saíram de Teofilândia com destino à zona rural de Biritinga para carregar o caminhão de melancia. Chegando antes da entrada da cidade, eles avistaram um carro Strada de cor vermelha que vinha com um giroflex ligado e anunciaram que era da polícia. Os homens atravessaram o carro na frente da caminhonete, obrigando-os a parar. Posteriormente eles anunciaram o assalto e roubaram a F350, 3 celulares e 1.000,00 em dinheiro dos ocupantes da caminhonete. Os assaltantes pegaram os ocupantes da caminhonete e colocaram em um outro carro pequeno e levaram para dentro do mato, onde os amarrou por 30 minutos. Depois que conseguiram se soltar, as vítimas foram pedir ajuda na BR-116. As vítimas foram para Biritinga em busca de apoio junto a Polícia Militar.


Por volta das 20h deste sábado (18), a Polícia Militar em Teofilândia foi solicitada para atender a uma ocorrência de transito no Povoado de Três Zequinha. Segundo a PM, chegando ao local, constatou-se que se tratava de um atropelamento, tendo como vitima Elizeu Santos Capistrano, 53 anos, residente no Povoado de Lagoa, na cidade de Uauá. A vítima foi socorrida para o Hospital Municipal de Teofilândia, mas não resistiu aos ferimentos e foi a óbito.


Na madrugada deste domingo (19), a Polícia Militar foi informada que elementos no Povoada da Roçinha, em Teofilândia, estavam ordenando toque de recolher aos comerciantes e moradores. A Polícia Militar foi averiguar a situação e, chegar no local, em uma casa aparentemente abandonada, encontravam-se alguns elementos. Segundo a PM, ao avistarem as guarnições eles efetuaram disparos de arma de fogo contra os policiais. “Houve o revide a injusta agressão”, informou a PM. Após os disparos cessarem, os policiais realizaram incursão no imóvel e constataram que havia um homem caído ao solo com uma arma ao seu lado e alguns metros afastada estava uma mulher com uma arma de fogo próximo a mão. Os nomes completos não foram divulgados pela PM. O homem se chama Gerônimo (Gera) e a mulher não teve o nome identificado. Foi prestado socorro para o Hospital Municipal de Teofilândia, onde foi constatado o óbito pela médica plantonista.


Estão veiculando em grupos de whatsaap nas redes sociais que a polícia militar de Teofilândia não participou da ação policial na madrugada do dia 18 para 19.11.2017 que resultou na morte do meliante de alcunha “Gerônimo” e sua companheira, os quais, nessas últimas semanas vinham aterrorizando comunidades da zona rural. Portanto, quero deixar claro, que a polícia de Teofilândia participou efetivamente dessa ação positiva que tirou das ruas dois elementos de alta periculosidade, inclusive juntos com a polícia civil local vinham monitorando os passos desses meliantes e foi a polícia de Teofilândia que indicou o local exato onde os marginais estavam homisiados comercializado drogas e articulados ações delituosos como homicídios, furtos e roubos.


Peço a população Teofilandense que nos ajude nesta batalha contra o crime, sua colaboração através de denúncias nos dará suporte para colocar atrás das grades esses incrédulos da maldade. Criticar é muito fácil, dizer que a “polícia de Teofilândia parece que tem medo dos bandidos”, aceitamos essas críticas de maneira construtiva, pois, tenho certeza, que o cidadão de bem tem notado nossa presença nas ruas, mesmo com as dificuldades que enfrentamos. Portanto, deixo meu parecer como comandante da polícia de Teofilândia, que eu e minha guarnição participamos efetivamente dessa ação de “auto de resistência” que foi muito positiva para nosso município. Respeitosamente, SUBTENENTE SILVA LIMA Comandante do Pelotão de Teofilândia. 

Relembre o caso

Na madrugada de domingo (19), a Polícia Militar foi informada que elementos no Povoada da Roçinha, em Teofilândia, estavam ordenando toque de recolher aos comerciantes e moradores. A Polícia Militar foi averiguar a situação e, chegar no local, em uma casa aparentemente abandonada, encontravam-se alguns elementos. Segundo a PM, ao avistarem as guarnições eles efetuaram disparos de arma de fogo contra os policiais. “Houve o revide a injusta agressão”, informou a PM. Após os disparos cessarem, os policiais realizaram incursão no imóvel e constataram que havia um homem caído ao solo com uma arma ao seu lado e alguns metros afastada estava uma mulher com uma arma de fogo próximo a mão. Os nomes completos não foram divulgados pela PM. O homem se chama Gerônimo (Gera) e a mulher não teve o nome identificado. Foi prestado socorro para o Hospital Municipal de Teofilândia, onde foi constatado o óbito pela médica plantonista.


VALENTE - Na tarde deste sábado (18), um jovem de 24 anos foi morto a tiros na Rua Abdias Pena dos Santos, no bairro Juazeiro, em Valente. O crime tem características de execução. De acordo com a Polícia Militar, familiares disseram que Marcos Lima Araújo, conhecido como “Marcos de Tonho Furador”, estava conversando com amigos na calçada de uma casa quando dois homens armados apareceram. A dupla atirou na vítima à queima roupa e depois fugiu em uma moto vermelha. Os amigos da vítima não foram atingidos pelos disparos. Ainda de acordo com a polícia, a vítima, que morava na Rua do Matadouro, no bairro Petrolina, tinha desavenças e era suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas. O crime ocorreu por volta das 14h20. O Departamento de Polícia Técnica (DPT/Serrinha) foi acionado e fez a remoção do corpo da vítima. Nenhum suspeito foi identificado até o momento.