Sesab confirma 47 mortes por dengue em 2024 na Bahia

JOSÉ MESSIAS PERSONALIDADE CULTURAL DE TUCANO COMEMORA 70 ANOS

José Messias, uma personalidade cultural comemorou seu 70 anos de idade e o presente quem ganhou foram os convidados, sim, neste domingo, dia 24 de Dezembro de 2017, véspera de Natal, a fazenda da família ficou pequena para receber a vaqueirama amiga, artistas, os familiares e convidados, puderam se deliciar com uma programação recheada de homenagens, missa, apresentações artísticas, musicais e o inédito esporte de corrida de barril com cavalos. 


Aconteceu neste domingo, 24, a comemoração de 70 anos de idade de José Messias de Matos, importante agropecuarista do povoado Pé de Serra. A festividade resgatou valores atribuídos ao homem do campo perdidos no auge da modernidade e da aceleração do tempo atual.

A família ambientalizou a propriedade rural para receber convidados especiais na vida do aniversariante. Familiares representantes de seus amigos vaqueiros já falecidos foram reunidos e através da poesia do poeta Valdir Cavalcante, filho do aniversariante, foram retratados fatos que fizeram parte da vida de Messias e seus amigos no desempenho da sua profissão de vaqueiro por ele declarada com orgulho.

José Messias de Matos
Vaqueiro de Nascimento
Setenta anos de história
De muito conhecimento
Nessa jornada da vida
Fez amigos nessa lida
Dessa sua profissão
Amigos que estão guardados
Hoje homenageados
Nesta comemoração
(Valdir Cavalcante)

Fizeram-se presentes ao evento nomes importantes como o vereador Marcos do Raio X; o presidente da Rádio Tucano, Paulo Cesar; os vereadores, Branca e Belmiro; o fazendeiro, Antônio Andrade; o Secretário de Infraestrutura do Município, Dejanilson, além de diversos amigos de seu convívio.
Além das homenagens poéticas declamadas pelo poeta Valdir Cavalcante e seus irmãos, a atração cultural ficou por conta dos repentistas, Zé pedreira e Flávio Ferreira e da cantora Jeane.
Uma celebração presidida pelo Padre Valdir abençoou a cerimônia que foi recheada de homenagens com poesias, repentes improvisados, missa de vaqueiros e um delicioso almoço coletivo.
Ao final o esporte do vaqueiro entrou em destaque, sendo realizada a prova de tambores, fechando com uma cavalgada até a Comunidade de Pé de Serra.
Obrigado por estar
Sempre em nossa companhia
E por nos orientar
Nas curvas do dia a dia
Por ser um bom companheiro
E se doar por inteiro
No papel de nosso guia
(Valdir Cavalcante)
A cobertura ficou por conta da Tribuna Sisaleira.
Esposa: Evanice
Filhos: Valdemir, Valdir, Vaneide, Valmira, Vérica e Verônica
 
Veja os Vídeos e as Fotos.