Moradores de rua participam de ceia de Natal em Feira de Santana

Uma ceia de Natal na noite de segunda-feira (25) levou dezenas de pessoas à praça João Pedreira, no centro de Feira de Santana. A iniciativa surgiu em 2014, pelo artista plástico, empresário e ex-morador de rua Danilo dos Santos, conhecido como Danilo Tradição. Além da mesa farta, os moradores de rua também receberam roupas e calçados.
De acordo com Danilo, a ideia da iniciativa surgiu devido à sua própria experiência de morar na rua. “Essa era a época que eu mais sentia calor humano, no Natal todo mundo está em casa, faz uma ceia farta. A pessoa que vive em situação de rua, quando chega o Natal a rua para. Acho que é o único dia que realmente a rua para, todo mundo fica em casa e quem vive em situação de rua fica a ver navios nesse dia. Nesse dia todo mundo sente falta do calor humano, não só do alimento”, afirmou.
Ele falou sobre a satisfação de realizar essa ação e ter contato com os moradores de rua. “Ouvir é uma válvula de escape. Às vezes, a pessoa está em uma situação de estresse com mil coisas na cabeça, querendo fazer atrocidades e no momento que você para e dá uma atenção, leva conforto e dá amor. Isso é mais importante que dinheiro, 10 minutos que passa conversando com uma pessoa alivia ela um pouquinho”, afirmou.
Danilo dos Santos afirmou que desde a primeira versão da ação, que recebe ajuda de amigos e a cada ano, mais pessoas abraçam a causam. “Essa causa vem ganhando mais força e tem muito amor envolvido. Pretendo manter essa iniciativa todos os anos. Já virou tradição e muitas pessoas trouxeram alimentos para colaborar”, comemorou.
Colaborador da ceia de Natal, Caíque Pinheiro Falcão destacou a importância desse evento. “Isso é um trabalho muito interessante, um trabalho colaborativo e acho que se todos tivessem a metade do amor ao próximo, o mundo estaria muito melhor”, afirmou.
A estudante universitária Natali Porto disse ser importante a participação da sociedade em eventos como a ceia de Natal. “É muito importante que toda a sociedade participe desses tipos de eventos e assim convido a sociedade, que todo dia 25 de dezembro, as pessoas não esqueçam disso, pois temos muitos irmãos na rua necessitando de comida, roupas, remédios, produtos de higiene pessoal, então venham ajudar com o coração, pois um pouco de amor já faz a diferença na nossa sociedade”, destacou.
Fotos: Ney Silva/Acorda Cidade