Sesab confirma 47 mortes por dengue em 2024 na Bahia

Motorista que atropelou 17 no Rio não estava alcoolizado, diz polícia

Agência Brasil - O motorista Antonio Almeida Anaquim, que atropelou 17 pessoas ontem (18) à noite em Copacabana, não estava alcoolizado, de acordo com o resultado de exame feito pelo Instituto Médico Legal (IML). Anaquim dirigia pela Avenida Atlântica e, por volta das 20h30, invadiu o calçadão, matando um bebê e ferindo 16 pessoas.
Segundo o próprio motorista, ele sofre de epilepsia e sofreu um ataque no momento em que dirigia. Policiais encontraram no veículo medicamentos utilizados para tratar a doença. Anaquim está prestando depoimento na Delegacia de Copacabana (12ª DP) desde as 2h de hoje.
Em sua carteira de motorista, estão registradas 14 multas, que somam 62 pontos em infrações. Segundo o Departamento de Trânsito (Detran), Antonio de Almeida Anaquim estava com a habilitação suspensa desde maio de 2014.
O motorista, de acordo com o Detran, não cumpriu a exigência de devolução da habilitação. Por ter cometido crime de trânsito e dirigido com a carteira suspensa, ele terá sua documentação cassada.

RJ – Motorista invade praia em Copacabana, atropela pedestres e mata bebê

Homem foi detido e diz que 'apagou' após sofrer ataque epilético. Há 16 feridos.

Carro é isolado na praia de Copacabana após atropelamento; há pelo menos 15 feridos (Foto: José Lucena/Futura Press/Estadão Conteúdo)
Um motorista invadiu o calçadão e atropelou pedestres na Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio, na noite desta quinta-feira (18). Um bebê de 8 meses morreu e a mãe está internada em estado grave.
Há 17 feridos, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Quatro estão em estado grave, sendo duas crianças e um turista australiano. O paciente mais grave, de idade não informada, está com traumatismo craniano.
Antonio de Almeida Anaquim, motorista que invadiu o calçadão de Copacabana e deixou feridos (Foto: Reprodução/GloboNews)
O motorista foi detido e identificado como Antonio de Almeida Anaquim, de 41 anos. Ele foi levado para a 12ª DP, em Copacabana, e disse que perdeu o controle do carro porque “apagou” após sofrer um ataque epilético.
De acordo com o Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran-RJ), Anaquim está com a carteira de habilitação suspensa. Ele acumula 62 pontos por infrações e 14 multas nos últimos 5 anos.
Motorista invadiu calçadão e atropelou pelo menos 15 pessoas na Praia de Copacabana, no Rio (Foto: Ian Cheibub/AGIF/Estadão Conteúdo)
O motorista foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) e será submetido a exame para detectar a quantidade de álcool no sangue. Segundo o produtor Leslie Leitão, da TV Globo, havia remédios para epilepsia no carro. A polícia diz que Anaquim estava acompanhado de uma mulher que, em depoimento, confirmou que ele sofreu um ataque epilético.
Maria Louise, a bebê que morreu no atropelamento, passeava com a mãe, Niedja da Silva Araújo, e com a avó, que mora no Recife. O pai, o motorista Darlan Rocha, foi à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Copacabana e pediu a prisão do motorista.
Bombeiros atendem feridos em Copacabana, no Rio, após carro invadir calçadão (Foto: Ian Cheibub/Agif/Estadão Conteúdo)
Daris La Mar, de 40 anos, que tentou ajudar no resgate, conta que socorristas tentaram reanimar o bebê por 50 minutos: “Quando cheguei no calçadão, havia muitas pessoas feridas e, quando me aproximei da mãe e do bebê, ela apenas falava: ‘Meu bebê! Cadê o meu bebê!!!’. Aí a avó me deu o bebê e falou: ‘Salva o meu bebê’. A primeira viatura que parou foi a Guarda Municipal e nos trouxe aqui”.
Calçadão estava cheio
O calçadão e a ciclovia estavam cheios no momento do atropelamento, por volta de 20h30. Testemunhas tentaram agredir o motorista após o atropelamento, mas foram impedidas pela polícia.
Uma turista argentina ouvida pela GloboNews afirmou que o carro estava em alta velocidade. “Cadeiras voaram, não percebemos que era o carro até que as pessoas começaram a abrir e aí vimos gente caída no chão. Havia um bebê machucado”, disse ela. “Foi muito rápido, [o carro] veio muito rápido. Foi estranho, porque o trânsito estava lento.”