Sesab confirma 47 mortes por dengue em 2024 na Bahia

DIA DO ÍNDIO, 19 ABRIL NA ALDEIA KIRIRI EM BANZAÊ.

Hoje, 19 de abril de 2018, as apresentações cultural como os Desfiles, os Toré, as Palestras dos líderes das comunidades falando sobre a história dos índios kiriris na região e a exposição de Artesanatos, foi a grande festa de comemoração da passagem do dia do ÍNDIO.
A Banda de Pífanos indígena, anima, toca, faz o som da terra, dos povos indígenas e os artesanatos como os tecidos, colares, cerâmicas e sementes dão a certeza aos visitantes como a Escola Municipal Madre Paulina do Jorro que com seu diretor, Kaisylin, seus professores, Sheyla, Márcia, Irís, Divanildo, Flávia e seus alunos da 7, 8 e 9 ano, foram viver de perto o dia do índio, festejando, partilhando a grande emoção de ver, tocar, aplaudir e ser coadjuvante desta historia impar construída hoje.
Detalhe que este alunos alugaram com recursos próprio e esforço do vice diretor e dos alunos o ônibus, que quebrou no caminho atrasando a visita, mesmo assim este brilhantes alunos sedentos de conhecimento foram e felizes voltaram em aprender história vivenciando na pele a festa dos índios da tribo kiriri de mirandela em Banzaê.  
A cultura indígena está preservada na aldeia de mirandela e região e a festa do dia do Ìndio leva dos kiriris a receptividade e a amizade da aldeia deste povo que tem a cultura kiriri como raiz que semeia a esperança da VIDA.
Este acontecimento de hoje só prova o quanto as escolas, as comunidades vizinhas aos índios kiriris de mirandela, deve ser visitar, apoiar, ajudar e contribuir pela sobrevivência e resistência da cultura dos índios kiriris. E os governos financiar com o nosso recursos público as políticas e projetos necessária a manutenção deste povo aqui da aldeia de mirandela e região e os kiriris.
Vejas os videos e as fotografias da festa