Sesab confirma 47 mortes por dengue em 2024 na Bahia

NENCA E EDVALDO PINHO PARTICIPAM DA CANGALHA CULTURAL NA TUCANO FM

Maria Edneide Torres Silva Pinho (Nenca, ex prefeita de Araci) e seu esposo Edvaldo da Silva Pinho (Zé Pinho ex prefeito de Araci), estiveram juntos nesta manhã de sábado (5) participando do programa Cangalha Cultural na Tucano FM, onde entrevistados pelo ancora, Luiz Santana, falaram da historia da festa de reis de Araci.

Ambos falaram do contato do casal com esta festa popular de Araci, que Edvaldo desde a epoca de comerciante e prefeito de Araci, incentivou, participou e apoiou sua realização. Já Nenca foi saudosista e lembrou que esta festa coincide com a data de aniversário de nascimento de Edvaldo e também do Casamento do dois, onde a cultura popular do reisado participaram diretamente do casamento dentro da igreja matriz de  Araci.

Com a meta da preservação da cultura por sua historia, o programa de rádio serviu para esclarecer mais a cerca desta comemoração popular e a nossa Festa de Reis, data ímpar para Araci, onde este ano, 2019, não será diferente dos demais anos onde o casala abrem a casa para acolher a toda a gente querida de Araci. Infelizmente alguns mestres do reisado já não estão mais entre nós, porém homenagearemos a todos (em memoria) pois na tradicional festa de Reis a historia é preservada e a tradição mantida. "Recordo no dia do meu casamento (06/01/82), onde o Reisado do Boi de janeiro nos recepcionou na porta da Igreja com o Reisado dos Santos Reis!" Disse Nenca.