Extinção da Indústria de Coleta e Reciclagem de Lixo de Araci é culpa da Prefeitura, diz idealizador.

Com exclusividade, o Site, O Impugnante foi afundo na história do Projeto Cooca em Araci, a qual trata-se de um projeto social  de coleta  seletiva e reciclagem de lixo instalado no município de Araci. Em 24 de dezembro de 2015 data de sua inauguração  e que contou com a presença  do Prefeito Silva Neto, vice Keinha, secretários de governo e vereadores e sociedade civil. 
O projeto foi subsidiado pela Prefeitura Municipal de Araci, entretanto, além do valor de contra partida a prefeitura é co-responsável em colaborar para o bom funcionamento do projeto, uma vez que a ideia é gerar emprego, renda, evitar impactos ambientais e outras situações que beneficiam a cidade e os cidadãos que nela convivem.
A prefeitura não fez a implantação da coleta seletiva, não prestou o apoio de que lhe era devido, acarretando assim  dificuldades para  manutenção e continuação  do projeto, como, triagem e beneficiamento desses  resíduos recicláveis, consequentemente impactando na produção e rendimento econômico do projeto. gerando problemas, inclusive com a distribuição de receita entre todos os  colaboradores, Além disso,  a Prefeitura não fez as divulgações periódicas para conscientizar e disciplinar a população para a correta seletividade do lixo, uma vez que é de interesse mútuo, PREFEITURA X COOCA ARACI
O responsável  à época disse que tentou por diversas vezes entrar em contato com a Gestão para alertar e informar das dificuldades momentâneas e consequências futuras (possibilidade de fechamento), mas não obteve o retorno, ainda relatou dificuldades de interação  com demais secretários de pastas envolvida no projeto à época. 
O fato é tão interessante que, o mesmo modelo adotado em Araci, funciona em outra cidade há anos.
 Através do nosso contato, o idealizador disse que encerrou o projeto  por perceber o desinteresse depois de um tempo por parte da Prefeitura Municipal de Araci (a coisa não andava), e que até a presente data não teve retorno do órgão, que, inclusive entende se a Prefeitura estivesse em sua razão, por que não cobrou esclarecimentos  pediria explicações e providências , pois, ouve de fato o investimento inicial por parte da administração publica. 
Em 2013 o Prefeito Silva Neto sancionou a LEI Nº 130, DE 27 DE SETEMBRO DE 2013 que institui no Município de Araci, o Programa de Coleta Seletiva com Inclusão Social dos Catadores e dá outras providências, entretanto, NÃO EXISTE A COLETA SELETIVA NO MUNICÍPIO.
Vale lembrar que araci vem sofrendo muito com a falta de empregos, em 2018 demitiu mais que contratou, vemos jovens se mudarem para outros municípios em busca de oportunidade, outros, em busca de sobrevivência.
Resumindo a "ÓPERA",  é dinheiro PÚBLICO que deve ter, EXPLICAÇÕES CONCRETAS à toda população araciense. Vai ficar por isso mesmo?
Esperamos que uma comissão da Câmara de Vereadores investigue o caso e leve ao Ministério Público para maiores averiguações, afinal foram R$ 80.000,00 de subsídio que a prefeitura gastou, DINHEIRO DO POVO.

Ontem demos de presente de Natal, ha inauguração de mais uma extensão do nosso projeto Coocar, dessa vez na Cidade de Araci - Ba. Uma parceria entre Prefeitura e Coocar, firmados em um único compromisso, trazer melhorias de vida para quem mais precisa através da sustentabilidade!
Comentários
Norma Cristina Guimaraes Nossa qta organização, Esaú vc tem prestado um serviço a nossa sociedade de grande valia. E vem demonstrando que esse trabalho é de tão grande utilidade ao mundo, que estão estendendo esses serviços à outros municipios.Mais uma vez parabéns e obrigada! Nossa Riachão precisa de empreendedores como vcs, de gente de atitude.
Gerenciar
CurtirMostrar mais reações
Responder3 a
Joselia Santos Apesar de eu ter visitado ainda pessoalmente este projeto mas eu vejo as publicações e conheço pessoas mães e país de família que se encontram trabalhando lá mesmo assim eu agradeço a deus sempre por esta porta que de abriu para estas pessoas e áspero Ver mais