86 ANOS DE RIBEIRA DO POMBAL E A FESTA COMEÇA HOJE.

O prefeito Ricardo Maia, está a meses anunciando as atrações da Festa de comemoração dos 86 anos de Pombal, aniversário da cidade. A festa ocorrerá  partir do dia 19 de setembro, tendo como atrações: Igor Kannário, Black Style, Rodrigão, Kbção, Peu Pirata, e Nildo é Show. Os músicos percorrerão a Avenida Oliveira Brito, com o auxílio dos trios elétricos Twister e Concremassa. Ainda segundo o gestor a Expo Pombal 2019, que acontecerá de 20 a 22, trará a cidade em um grande evento no setor agrícola, onde se pretende criar uma plataforma que possibilite aos produtores do município e da região novas oportunidades de negócios. 

Ribeira do Pombal é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2018 é de habitantes. 

Em 2019 sua estimativa populacional, segundo o IBGE, é 53.807 habitantes. O município de Ribeira do Pombal tem o seu nome originado da criação da freguesia, com o nome Pombal, em 1754, por ser pároco o padre João Campos de Cerqueira Pombal, parente do Marquês de Pombal, na época Primeiro Ministro de Portugal. 

O município teve sua origem a partir de uma aldeia de índios quiriris ou cariris. A aldeia chamou-se inicialmente Cana Brava, Canabrava e ainda Santa Teresa de Canabrava, como era mais conhecida. 

Localizada no caminho para o rio São Francisco, Canabrava ficou muito conhecida na época, como pouso dos viajantes que se dirigiam para aquele rio, como tropeiros, vaqueiros e outros. Em 1667 os Jesuítas o padre João de Barros e o padre Jacob Roland chegaram ao local com o intuito de catequizar os índios e acabaram erguendo uma capela com o nome de Santa Teresa. Com a devoção à santa e devido a uma vasta vegetação bastante peculiar na região, o município passa inicialmente a se chamar Canabrava de Santa Teresa de Jesus dos Quiriris.