CANCELADO! A Eleição para conselheiros tutelar neste domingo (6) em Tucano.

Acaba de ser cancelado agora, neste domingo, dia, 6 de outubro, a eleição para escolha de conselheiros tutelares em Tucano, Caldas do Jorro. Em Tucano a eleição foi cancelada pela séries de erros no processo eleitoral, a exemplo de Falta de nomes de Candidatos na Lista, Falta de Seção na lista, atraso no inicio da votação de Caldas do Jorro, levando o Ministério Publico e a Comissão Eleitoral a acatar a decisão de anular a eleição de hoje.

Fica portanto resolvido que vai haver uma nova divulgação e nova orientação para a realização de novo edital e nova data de realização de uma nova eleição. 

Os candidatos e os eleitores deverão aguardar a publicação de uma nova decisão sobre o caso de "ADIAMENTO DA ELEIÇÃO DO CONSELHO TUTELAR DE TUCANO E CALDAS DO JORRO".


Veja matéria anterior sobre o assunto.


Eleições para conselheiros tutelares acontecem no próximo domingo (6)

No próximo domingo, dia, 6 de outubro, acontecem as eleições para escolha de conselheiros tutelares em todo o país. Em Araci, Barrocas, Santaluz e Tucano por exemplo a eleição deve acontecer sem muita divulgação e muita orientação para o eleitor, portador de título eleitoral, que tem direito a escolher titulares e suplentes para atuação entre 2020 e 2024. A remuneração mensal é de um salário mínimo e meio. A votação ocorre entre 8h e 17h, sendo que o público não tem muita divulgação e informação sobre o processo eleitoral. Em Santa Luz por exemplo sabemos que será no Centro Educacional Nilton Oliveira Santos (Cenos), e todo cidadão maior de 16 anos, com o título de eleitor regular, pode votar – é preciso apresentar o título eleitoral e um documento com foto. O voto é secreto, facultativo e será feito por meio de cédulas impressas. 

Os novos candidatos tiveram que passar por uma prova escrita de conhecimentos específicos, de caráter eliminatório. A posse dos eleitos será no dia 10 de janeiro de 2020 e estes novos conselheiros devem resolver problemas atuais e que das muita vezes e culpa de gestor local, como Tucano, onde o prefeito Dr. Luis Sérgio não cumpre com a necessidade dos atuais conselheiro. Assim também é Araci, o conselho já foi fechado por negligencia do prefeito Silva Neto, diferente de Barrocas onde o atual gestor Jai, tem buscado atender a demanda dos conselheiros. Estive esta semana na SEDES de Tucano para buscar informações da eleição no município, junto a comissão eleitoral, más até este exato momento ninguém nos atendeu.

Conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), os Conselhos Tutelares são órgãos permanentes e autônomos, compostos por membros da sociedade civil, cujo papel é zelar pela garantia e defesa dos direitos das crianças e adolescentes e também de fiscalizar a atuação de órgãos públicos e outras entidades.