Eleições para conselheiros tutelares acontecem no próximo domingo (6)

No próximo domingo, dia, 6 de outubro, acontecem as eleições para escolha de conselheiros tutelares em todo o país. Em Araci, Barrocas, Santaluz e Tucano por exemplo a eleição deve acontecer sem muita divulgação e muita orientação para o eleitor, portador de título eleitoral, que tem direito a escolher titulares e suplentes para atuação entre 2020 e 2024. A remuneração mensal é de um salário mínimo e meio. A votação ocorre entre 8h e 17h, sendo que o público não tem muita divulgação e informação sobre o processo eleitoral. Em Santa Luz por exemplo sabemos que será no Centro Educacional Nilton Oliveira Santos (Cenos), e todo cidadão maior de 16 anos, com o título de eleitor regular, pode votar – é preciso apresentar o título eleitoral e um documento com foto. O voto é secreto, facultativo e será feito por meio de cédulas impressas. 

Os novos candidatos tiveram que passar por uma prova escrita de conhecimentos específicos, de caráter eliminatório. A posse dos eleitos será no dia 10 de janeiro de 2020 e estes novos conselheiros devem resolver problemas atuais e que das muita vezes e culpa de gestor local, como Tucano, onde o prefeito Dr. Luis Sérgio não cumpre com a necessidade dos atuais conselheiro. Assim também é Araci, o conselho já foi fechado por negligencia do prefeito Silva Neto, diferente de Barrocas onde o atual gestor Jai, tem buscado atender a demanda dos conselheiros. Estive esta semana na SEDES de Tucano para buscar informações da eleição no município, junto a comissão eleitoral, más até este exato momento ninguém nos atendeu.

Conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), os Conselhos Tutelares são órgãos permanentes e autônomos, compostos por membros da sociedade civil, cujo papel é zelar pela garantia e defesa dos direitos das crianças e adolescentes e também de fiscalizar a atuação de órgãos públicos e outras entidades.


Veja outras matérias já publicada pelo TS sobre o assunto..

PREFEITO DOA CARRO NOVO PARA O CONSELHO TUTELAR DE BARROCAS

Com cinco conselheiras, o Conselho Tutelar do Município de Barrocas Já enfrentou uma série de dificuldades para conseguir defender os Direitos das Crianças e Adolescentes, realidade esta que mudou na nova gestão do prefeito JAI e vice DIDA, pois a cada dia a equipe que compoe o conselho encontra apoio e parceria da prefeitura municipal de Barrocas para desenvolver seu trabalho e hoje com a chegada de mais um automóvel que irá servir ao conselho a garantia de que o direito da criança e do adolescente ganha mais reforço.
"Esse eu vou dirigindo! Mais um veículo para Barrocas através da indicação do Deputado Paulo Azi. Esse presente é do conselho tutelar para cuidar melhor das nossas crianças e dos nossos adolescentes. Vamos com Deus!!" - Disse o prefeito Jai.



Depois de anos tentando, graças a Deus o Conselho Tutelar de Barrocas por intermédio e esforços do Preifeito Jai de Jai de Barrocas., receberá seu veículo próprio e de uso exclusivo às demandas do CT. Muito Obrigada Prefeito! Deus te abençoe! Obrigada ao Dep. Paulo Azi por nos dar este presente através da emenda. Gratidão é a palavra para o momento. Maurina Silva Monica Mony Angela Maria Marilene Dos Anjos Pereira AnjosJacy Caetano

Veja abaixo como reclamavam (2014) o conselho tutelar sem apoio e agora tem na atual gestão condições dignas de trabalho.


Conselho Tutelar de Araci é fechado por falta de recursos. Falta até água potável.

Segundo informações de pessoas ligadas ao órgão, o Conselho Tutelar de Araci acaba de ser fechado por falta de recursos e condições como: Água potável, ar-condicionado quebrado, impressora quebrada, carro sem manutenção, além disso, os conselheiros colocam crédito no celular do órgão por conta própria, fazem ligações também do próprio aparelho, correndo risco, uma vez que determinada função e denuncia precisam de sigilo absoluto.
O Conselho Tutelar é um órgão municipal responsável por zelar pelo direitos da criança e do adolescente. Este foi criado conjuntamente ao ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, instituído pela Lei 8.069 no dia 13 de julho de 1990.

PREFEITURA DE TUCANO NÃO ATENDE AS REIVINDICAÇÕES DO CONSELHO TUTELAR

Os Conselheiros Tutelares de Tucano, Sede 6 componentes e Caldas do Jorro, 6 membros, vem lutando com todo custo para convencer ao Prefeito de Tucano, Luis Sérgio, no atendimento básico da pauta reivindicatória, de atender as necessidades e direitos categoria.

Os membros do Conselho Tutelar, com apoio o SINDISMUT, já estiveram apresentando suas reivindicações através de oficios a Prefeitura de Tucano, na Plenária da Camara de Vereadores de Tucano na data de 08 de agosto, nos meios de comunicação como Rádios Tucano FM e Cruzeiro FM, más até o fechamento desta matéria exclusiva do TS, nada aconteceu, não foi atendido nenhum pedido feito. 

Quais os direitos, as necessidades básicas solicitadas ao poder público, a prefeitura, que não está sendo atendido polo gestor. REFORMA das instalações da sede e de caldas do jorro que tem graves problemas de infiltração, mofo, elétricos, pintura, pisos e telhado (Molha tudo dentro quando chove).

Necessidades de equipamentos básicos como Telefone (Não há nenhum telefone fixo nas duas unidades), Impressora adequada ao trabalho e demais equipamento de informática. Há uma grande necessidade de ter AUTOMÓVEL destino aos dois núcleos, já que as diligencias deixam de ser atendidas por ausência deste veículo próprio do conselho.

É necessário hoje o reajuste salarial deste agentes, conselheiros, já que é a única categoria que não teve reajuste salárial este ano no município não se encontrou registro de aumento de salários deste corpo humano do conselho que tem papel importante no atendimento das famílias que necessita e recorrem ao conselho para a a garantia do DIREITOS DA CRIANÇAS E ADOLESCENTES. 

Quem são estes conselheiros de Tucano: Sede, Titulares, Bruno Morais dos Santos, Jadiane Monteiro dos Santos, Cosme Paixão araújo, Gilca Macedo Gomes, Sebastião José de Santana e Suplente Elzinete Ferreira. De Caldas do Jorro, Titulares, Daniela Borges, Elizabete Farias, Josiane Matos, Hélcio Miranda, Patrícia Gonçalves e suplente, Leandro Araújo.

Veja abaixo Entrevista Exclusiva com Membros do Conselho Tutelar da sede de Tucano e matérias relacionados ao assunto aqui abordado.