Jornal Tribuna Sisaleira

Jornal Tribuna Sisaleira

CONHEÇA OS ELEITOS PARA O CONSELHO TUTELAR DE ARACI

Ontem, domingo, dia, 6 de outubro, aconteceu as eleições para escolha de conselheiros tutelares em todo o país em Araci o processo eleitoral aconteceu com alguns problemas como grandes filas, más o resultado foi apurado foi divulgado na noite de Domingo. 

Os Eleitos a titulares e suplentes para atuação entre 2020 e 2024. 

1º Neidson - 1264 votos
2º Maile - 480 votos
3º Pollyana - 435 votos
4º Leonardo - 414 votos
5º Rosana - 381 votos
6º Barreto - 357 votos
7º PiPi - 350 votos
8º Vanderleia - 337 votos
9º Marlene - 174 votos
10º Adriano- 152 votos
11º Ariana - 149 votos
12º Ana Claudia - 43 votos




Eleições para conselheiros tutelares acontecem no próximo domingo (6)

No próximo domingo, dia, 6 de outubro, acontecem as eleições para escolha de conselheiros tutelares em todo o país. Em Araci, Barrocas, Santaluz e Tucano por exemplo a eleição deve acontecer sem muita divulgação e muita orientação para o eleitor, portador de título eleitoral, que tem direito a escolher titulares e suplentes para atuação entre 2020 e 2024. A remuneração mensal é de um salário mínimo e meio. A votação ocorre entre 8h e 17h, sendo que o público não tem muita divulgação e informação sobre o processo eleitoral. Em Santa Luz por exemplo sabemos que será no Centro Educacional Nilton Oliveira Santos (Cenos), e todo cidadão maior de 16 anos, com o título de eleitor regular, pode votar – é preciso apresentar o título eleitoral e um documento com foto. O voto é secreto, facultativo e será feito por meio de cédulas impressas. 

Os novos candidatos tiveram que passar por uma prova escrita de conhecimentos específicos, de caráter eliminatório. A posse dos eleitos será no dia 10 de janeiro de 2020 e estes novos conselheiros devem resolver problemas atuais e que das muita vezes e culpa de gestor local, como Tucano, onde o prefeito Dr. Luis Sérgio não cumpre com a necessidade dos atuais conselheiro. Assim também é Araci, o conselho já foi fechado por negligencia do prefeito Silva Neto, diferente de Barrocas onde o atual gestor Jai, tem buscado atender a demanda dos conselheiros. Estive esta semana na SEDES de Tucano para buscar informações da eleição no município, junto a comissão eleitoral, más até este exato momento ninguém nos atendeu.

Conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), os Conselhos Tutelares são órgãos permanentes e autônomos, compostos por membros da sociedade civil, cujo papel é zelar pela garantia e defesa dos direitos das crianças e adolescentes e também de fiscalizar a atuação de órgãos públicos e outras entidades.