Decorações de Natal da Região. Qual a praça mais Bonita?!

Natal é tempo de reflexão, nasci o menino Jesus e renasce nos corações a esperança e a fé, apesar do apelo do consumismo, este período, natalino, ainda reserva a chama e o visual das boas festas e nas ruas incorporando o espírito do natalino através de lâmpadas, enfeites nos postes, árvores decoradas, além de prédios públicos e pórticos iluminados, as cidades do território do sisal tem tido um olhar especial. QUAL SERÁ A MELHOR DECORAÇÃO NATALINA DAS CIDADES DO TERRITÓRIO DO SISAL?, na Bahia.

ARACI - O município já foi sem dúvida a campeã em avaliações de melhor decoração natalina no passado, em épocas da gestão da ex. prefeita Nenca, agora, amarga o cargo de piores decorações nos últimos 7 anos na gestão do atual prefeito Silva Neto e da vice Keinha. Este ano 2019, não tem novidade alguma, apenas a velha árvore de natal e luzes pisca pisca.

BARROCAS – Na história da cidade, decoração também nunca foi prioridade, más nos últimos anos esta relidade mudou, na atual gestão do prefeito JAI, a decoração de natal tem aparecido bem e esta entre as cidade concorrentes de melhor decoração, a cidade vive o natal com a religiosidade assistida de seu padroeiro São João, nome que é o da praça decorada.

CANUDOS No município onde a história conta da revolução de Canudos ou insurreição de Canudos, onde houve o confronto entre um movimento popular de fundo sócio-religioso e o Exército da República, que durou de 1896 a 1897, na então comunidade de Canudos, no interior do estado da Bahia, a cidade também vive a tranqüilidade do natal e da chegada de um novo ano e decora de forma tímida suas ruas.

SANTA LUZEm Santaluz a prefeita Quitéria Araújo decorou a cidade maravilhosamente em o ano passado, más este ano o rilho talvez ofuscado pelo desastre causado pelas fortes chuvas no município e o atual pedido de cassação de seu mandato por causa de "auso de poder", pode tirar a alegria de seu povo e visitantes. Espera-se que a Prefeita, repita o feito do ano passado e rilhe com a decoração dos 260 figuras dos diversos símbolos natalinos, sendo 30 do próprio município, 50 alugadas e 140 doadas a titulo de empréstimo, além de árvores construídas pela própria equipe de eletricistas do município. 

CANSANÇÃO – O clima natalino também toma conta da cidade e o espaço entre o centro comercial e a praça da igreja matriz foi totalmente iluminada. Este ano de 2018, com a reclamação da gestão de crise, talvez não se repita o rilho maravilhoso que a cidade teve o ano passado com uma decoração impar que  enobreceu seus moradores.

CONCEIÇÃO DO COITÉ – A decoração natalina em Conceição do Coité este ano poderá mais uma vez ser modesta, tradicionalmente são ornamentadas pelos menos três praças. Fonte Luminosa, Matriz e Babilônia. A Babi foi a unica a receber em alguns pontos. As duas outras nada faz lembrar o natal, ou melhor, a residencia da professora Rita que fica próximo a Fonte Luminosa tem sido o principal atrativo da cidade, pois, recebe centenas de pessoas que fotografam e filmam a bela ornamentação,tem até simulação de neve.

EUCLIDES DA CUNHA – No ano passado, sem dúvida foi a melhor decoração na avaliação de nossos internautas. o município do interior do estado da Bahia, que apesar de pequeno, más tem um povo grandioso na historia do estado e a cidade já vivencia mais uma vez o clima de que o natal, com sua decoração única, preservada nos últimos anos, traga alegria a seu povo, depois da tragedia que se abateu sore os componentes da Fanfarra da cidade. 

QUIJINGUE – A ornamentação nas praças Hermógenes José da Silva e Jonas Rocha idealizadas no ano passado pelas secretárias de Assistência Social e de Transporte, podem rilhar mais uma vez. A prefeitura deverá realizar festa na praça este ano, já que o ano passado isso não foi possível por conta de um crime ocorrido as vésperas do natal.

RETIROLANDIA – No território do sisal, foi a primeira decoração a ser acessa no ano passado, este ano o prefeito manteve a preocupação de transmitir a alegria do natal às pessoas que passarem pela BA 120, através da decoração que promete repetir o rilho.

TUCANO – O município detêm hoje de espaço turísticos maravilhosos a exemplo  de Caldas do Jorro, onde a história conta com a passagem de Lampião pelos territórios do município. O ano passado Tucano no interior do estado da Bahia, a cidade, os pontos turísticos não foram decorados para o natal, o tucanense clamou e se mantem indignado com a administração pública que faz pouco caso com períodos festivos como o natal que se deveria investir e propiciar a cultura e o turismo como fonte de renda e atração.

Matéria Pulicada Anteriormente...


É NATAL E AS CIDADE SE VESTEM DE LUZ

Veja a beleza do natal em algumas cidades da região do sisal e outras da Bahia

Mande fotos de sua cidade e o endereço do espaço ornamentado.

Pé de Serra
A magia do Natal nas ruas incorporando o espírito do natalino através de lâmpadas, enfeites nos postes, árvores decoradas, além de prédios públicos e pórticos iluminados, tomou conta das cidades localizadas no território do sisal, Jacuípe e outras espalhadas pela Bahia.
TERRITÓRIO DO SISAL
Em Santaluz a prefeita Quitéria Araújo afirma que decora a cidade por saber que deixa mais alegre encantando seu povo e atrai muitos visitantes. A Prefeitura fixou 260 figuras dos diversos símbolos natalinos, sendo 30 do próprio município, 50 alugadas e 140 doadas a titulo de empréstimo, além de árvores construídas pela própria equipe de eletricistas do município. “As decorações estão espalhadas em ruas, avenidas e praças do centro da cidade e nos distritos de Pereira, Sisalândia, Várzea da Pedra e Serra Branca”, disse a prefeita.

Santaluz

Santaluz

Santaluz
Cansanção – O clima natalino também tomou conta da cidade e o espaço entre o centro comercial e a praça da igreja matriz foi totalmente iluminada.

Cansanção

Cansanção

Cansanção

Cansanção
Coité – A decoração natalina em Conceição do Coité este e ano foi modesta, tradicionalmente são ornamentadas pelos menos três praças. Fonte Luminosa, Matriz e Babilônia. A Babi foi a unica a receber em alguns pontos. As duas outras nada faz lembrar o natal, ou melhor, a residencia da professora Rita que fica próximo a Fonte Luminosa tem sido o principal atrativo da cidade, pois, recebe centenas de pessoas que fotografam e filmam a bela ornamentação,tem até simulação de neve.

Coité

Coité

Coité
Quijingue – A ornamentação nas praças Hermógenes José da Silva e Jonas Rocha foram idealizadas pelas secretárias de Assistência Social, Carol Góis e de Transporte, Dilma Novais. Ao falar para o CN, Carol lembrou que o recente episódio que resultou no assassinato de um jovem estudante de engenharia que entristeceu o município e em cumprimento ao decreto que prevê redução de gastos públicos, a prefeitura não realizará festa na praça este ano, como estava previsto. “Por outro lado o prefeito decidiu adiantar o presente de Natal, na sexta-feira, dia 15, liberou internet gratuita 24horas na Praça Hermógenes José da Silva”, falou Carol.

Quijingue

Quijingue

Quijingue
Retirolândia – No território do sisal, foi a primeira decoração a ser acessa e o prefeito Vonte do Merim (PSC), falou ao CN que teve a preocupação de transmitir a alegria do natal às pessoas que passarem pela BA 120, “ iluminamos os contornos da cidade nos dois lados, e as avenidas de acessos ao centro da cidade. Cuidamos da Praça da Zebrinha e 27 de Julho. Natal é momento de alegria e confraternização”, falou o Social Cristão.

Retirolândia

Retirolândia

Retirolândia
TERRITÓRIO DO JACUÍPE
A cidade de Riachão do Jacuípe, mais uma vez se destacou com a beleza da decoração da Praça Landulfo Alves. O idealizador da decoração foi o jovem Jefferson, mais conhecido por Binho.

Riachão do Jacuípe

Riachão do Jacuípe
A cidade de Pé de Serra, também se preparou para o natal e na praça do centro da cidade, onde ao seu entorno está localizado o centro comercial, também está totalmente decorado.

Pé de Serra

Pé de Serra

Pé de Serra
TERRITÓRIO VALE DO PARAMIRIM
As principais ruas  de Macaúbas, Rio do Pires e Botuporã, estão decoradas com motivos natalinos, dando um clima especial de Natal para quem circula pela aquela cidade.
Em Macaúbas, o que vem atraído um grande público durante as noites é a Praça da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

Macaúbas

Macaúbas

Macaúbas
Rio do Pires, as pessoas se reúnem na Praça Ângelo Marques, onde o clima natalino contagia a pessoas, em especial uma grande árvore montada no centro da Praça.

Rio do Pires
Na cidade de Botuporã, a praça que se comemora o São João é a mesmo ornamentada para o período natalino.

Botuporã
OUTRAS CIDADES
Saúde – Localizada no território Piemonte da Diamantina começou a ser decorada pelo acesso a BA 131, sentido Jacobina e se espalhou pelo centro da cidade até a Praça Albino Pereira, onde a maior concentração popular durante as noites. Em frente ao prédio da Prefeitura Municipal foi montada uma grande árvore de natal com reciclagem de garrafas peti.

Saúde

Saúde

Saúde
Canudos – No município onde a história conta da revolução de Canudos ou insurreição de Canudos, onde houve o confronto entre um movimento popular de fundo sócio-religioso e o Exército da República, que durou de 1896 a 1897, na então comunidade de Canudos, no interior do estado da Bahia, a cidade também vive a tranqüilidade do natal e da chegada de um novo ano.

Canudos

Canudos
Irará no Território Portal do Sertão um belíssimo presépio foi montado sob um quiosque

Irará

Fotos: Serrinha ganha uma das mais belas decorações de Natal da região. Confira!


Quem passa pela praça Luís Nogueira já percebe que a cidade está em clima Natalino. No local já foi colocada grama, árvores de Natal, trenó do Papai Noel e muito mais.

A inauguração oficial da decoração natalina de Serrinha aconteceu na última segunda-feira (25.11), às 18h, na praça Luis Nogueira, com a presença do prefeito Adriano Lima, da primeira-dama Marcele, de vários secretários, vereadores e autoridades.

“A decoração, além de deixar a cidade mais bonita, também serve de estímulo para aquecer as vendas do comércio”, afirma a primeira-dama, Marcele Lima. Mas uma parte da decoração merece destaque: as flores vermelhas com folhas verdes que foram colocadas ao redor das árvores da praça. “Essa decoração foi toda produzida pela senhoras de Serrinha que participam das atividades do CRAS. São 70 mulheres que produziram toda essa parte da decoração ao longo dos últimos 3 meses. Elas merecem todo nosso carinho e respeito”, afirma Marcele.

Durante a inauguração houve a apresentação de três corais: Filarmônica 30 de Junho, Coral da Igreja Católica e Coral da Igreja Evangélica Nova Aliança. Uma decoração também será colocada na praça Morena Bela.


















Fotos: Adryano Ferreira / ASCOM