Adab regulamenta abate de jumentos; frigorífico de Amargosa começará processo

Adab regulamenta abate de jumentos; frigorífico de Amargosa começará processo. Uma portaria da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) regulamentou o abate de jumentos no estado. Publicada nesta terça-feira (17) no Diário Oficial do Estado, o documento estabelece normas para regulamentar não só o abate como o transporte da carne desses animais.
Entre as condições impostas, fica proibido o abate das fêmeas no terço final da gestação, além de se impedir que se abatam animais com peso inferior a 90 kg. Os abates não podem exceder também 40% das fêmeas por lote.
Desde setembro do ano passado, o abate de jumentos foi liberado pela Justiça. Segundo a Adab, inicialmente os animais serão abatidos por um frigorífico de Amargosa, no Recôncavo, único no mundo credenciado pelo governo chinês para o abate de jumentos.
Naquele país, a carne é usada para consumo humano, e a pele pela indústria farmacêutica e de cosméticos. A Adab estima a criação de mais de 120 empregos diretos com o funcionamento do frigorífico.