PREFEITURA DE TUCANO DESTROI CAATINGA DO SEU JARDINS

Elogiamos em janeiro de 2017, no inicio da gestão do prefeito eleito, Dr. Sérgio, pela arborização dos jardins da sede do poder executivo com a vegetação da caatinga com sua formação vegetal onde podíamos encontrar as principais características da caatinga como: cactos, bromélias, ouricurizeiro, mandacaru, gravatá, xique-xique e xique-xique do sertão, mas, HOJE, como mostra as fotografias osjardins da prefeitura de Tucano está sendo DESTRUÍDA, esta vegetação foi arrancada.
Quanto custou ao cofres público, dinheiro do contribuinte para plantar? Quanto ta custando para arrancar depois de 3 anos plantado? por que arrancar agora? tá feio, por que plantou? ta bonito, por que tirou? Estas perguntas estão nas redes sociais sem resposta, o certo é que no lugar das tradições arborização importado de outras regiões da Bahia ou do Brasil, a prefeitura homenageou o sertão, sua cultura através da presença deste elementos presentes na caatinga, más que agora de forma grotesca retira esta arborização da caatinga.

Dr. Sergio, prefeito de Tucano nos de uma explicação!?. Os jardins da sede do poder executivo com a vegetação da caatinga não foi o pior erro do senhor, justifique por que retirá-lo agora.

Veja Matéria anterior de 2017 sobre o assunto.


TUCANO PREFEITO ARBORIZA CAATINGA NO JARDIM DA PREFEITURA


Tucano no meu sertão
Que dá caatinga vem lembrar
Nos jardins da prefeitura.   
Vi nossa vegetação revitalizar.
O nosso mandacaru
Gravata, cabeça frade e licurizeiro
Palma e catinga de cheiro
Todas plantas nativa do nosso chão.
A cultura agradecida.
Ao prefeito do lugar.
Doutor Sergio com sensibilidade
Destes valores veio nos presentear.
#luisantana
         É com a poesia do poeta que noticiamos a ação da prefeitura de Tucano, que tem neste ano de 2017 o prefeito eleito, Dr. Sergio, de arborizar os jardins da sede do poder executivo com a vegetação da caatinga com sua formação vegetal onde  podemos encontrar as principais características da caatinga como: cactos, bromélias, ouricurizeiro, mandacaru, gravatá, xique-xique e xique-xique do sertão. a prefeitura ainda está em reforma neste primeiro mes da nova gestão.
No lugar das tradições arborização importado de outras regiões da Bahia ou do Brasil, a prefeitura homenagear o sertão, sua cultura através da presença deste elementos presentes na caatinga.
A caatinga é uma formação vegetal que podemos encontrar na região do semi-árido nordestino. Está presente também nas regiões extremo norte de Minas Gerais e sul dos estados do Maranhão e Piauí. A caatinga é típica de regiões com baixo índice de chuvas (presença de solo seco).
As principais características da caatinga são:
- forte presença de arbustos com galhos retorcidos e com raízes profundas;
- presença de cactos e bromélias;
- os arbustos costumam perder, quase que totalmente, as folhas em épocas de seca (propriedade usada para evitar a perda de água por evaporação);
Desmatamento da caatinga
De acordo com dados do ano de 2009, a caatinga havia sofrido desmatamento de 46,6% de sua vegetação original. Dos 826.411 km² da área original (vegetação nativa), apenas 441.201 km² (53,4%) havia sido preservado.
Curiosidades:
- Durante o período de seca, o gado da região alimenta-se do mandacaru (rico em água). Já algumas espécies de bromélias (exemplo: caroá) são aproveitadas para a fabricação de bolsas, cintos, cordas e redes, pois são ricas em fibras vegetais. 

- Dia 28 de abril é comemorado o Dia Nacional da Caatinga.