Jornal Tribuna Sisaleira

Jornal Tribuna Sisaleira

ARACI (1 ÓBITO) COITÉ (3 CASOS) E SERRINHA (2 CASOS) DE COVID-19.

Território do Sisal registra 6 novos casos de coronavírus, entre eles 1 óbito. Somente nesta quarta-feira (8), três municípios da região sisaleira da Bahia confirmaram novos casos de Covid-19, doença transmitida pelo novo coronavírus, sendo que um dos pacientes evoluiu para óbito.
Em Serrinha, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou o segundo caso em menos de 24 horas. 

Já a Secretaria de Saúde de Conceição do Coité, confirmou a infecção de 3 pessoas que residem na cidade. 
A primeira morte por coronavírus na região foi registrado na cidade de Araci. 
Em Serrinha, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou o segundo caso em menos de 24 horas. A paciente é uma mulher de 28 anos, profissional da área da saúde, que se encontra em isolamento domiciliar e sendo acompanhada pela vigilância epidemiológica municipal. Ela manteve contato com um paciente que estava com suspeita de Covid-19.

Já a Secretaria de Saúde de Conceição do Coité, confirmou a infecção de 3 pessoas que residem na cidade. Vale lembrar que o município já havia notificado o caso de uma idosa residente em Camaçari, que testou negativo após passar por Coité em visita a familiares. Segundo a prefeitura, os dois casos confirmados nesta terça-feira [um jovem de 28 anos e uma mulher de 58 anos] tiveram contato com a idosa.
A primeira morte por coronavírus na região foi registrado na cidade de Araci. De acordo com informações o óbito ocorreu na última segunda-feira (8) e, até a manhã desta quarta-feira, o caso era investigado como suspeito.
O óbito não consta no último boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado, divulgado no início da tarde desta quarta-feira.
Até as 12 horas desta quarta, a Bahia havia registrado 497 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus. Até o momento, 3.404 casos foram descartados, 128 pessoas estão recuperadas e houve 15 óbitos confirmados pela Sesab, sendo 11 Salvador, um em Lauro de Freitas, um em Itapetinga, um em Utinga e outro em Adustina.
A  Secretaria de Saúde lançou o novo boletim epidemiológico na manhã desta quarta-feira, dia 08, confirmando três casos confirmados, considerado o primeiro o da mulher de 61 anos, residente em Camaçari e estava no município visitando familiares no período dos sintomas, foi monitorada, notificada e coletada amostra em Coité, mas registrada pela SESAB com moradora em Camaçari. As outras duas pessoas residem em Conceição do Coité e estão sendo monitoradas.
A secretaria de saúde informou também que estão sendo aguardos resultados da coleta em mais dois casos suspeitos. Oito casos foram descartados. No boletim a Prefeitura informa que existem 12 casos em monitoramento, ou seja, ficam em isolamento para observação da evolução ou não dos sintomas.
A secretária de Saúde de Araci, município localizado no território do sisal, Ofélia Marques, confirmou ao CN a morte de homem de 76 anos residente na cidade por COVID-19. Segundo ela, na noite de sábado (04)  o paciente deu entrada no Hospital Nossa Senhora da Conceição, naquela cidade, reclamando de falta de ar, sendo medicado e liberado.
Na segunda-feira, dia 06, ás 05h da manhã voltou àquela unidade hospitalar em estado mais grave, vindo falecer após dar entrada. Segundo informações da secretária, com autorização da família, a equipe de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde coletou o material, mesmo depois do óbito, para averiguação e que foi enviado para o Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia – Lacen que testou positivo na manhã desta quarta-feira, 08.
O CN questionou como ocorreu o sepultamento e a secretária disse que diante da suspeita naquele momento, foi recomendado que acontecesse o mais rápido possível e a família atendeu. Ela também relatou que todas as pessoas que tiveram contatos com o paciente, estão sendo monitorados.
O prefeito Silva Neto (PDT), esteve numa Rádio Comunitária da cidade para também passar a informação ao tempo que pediu que as pessoas não entrem em pânico e se mantenham em casa.