UPA DO JORRO ABERTA HOJE! CADE A DE ARACI QUE FOI PROMETIDA TAMBÉM?

Hoje, 5.4.2020, foi aberta a UPA de Caldas do Jorro, após o governador da Bahia, Rui Costa (PT), prometer abrir as unidades de Pronto Atendimento (UPA 24h) de Araci e TucanoAs informações foram divulgadas durante entrevista à TVE Bahia e Rádio Educadora, nesta segunda-feira (23.03.2020). “A ideia é que a UPA faça a classificação, realize o manejo clínico, estabilize o paciente e faça a regulação para unidade de referência secundária ou terciária.”, informou o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas. Além de Santo Antônio de Jesus, o chefe do executivo baiano autorizou as abertas de UPAs em Alagoinhas, Araci, Brumado, Catu, Conceição do Coité, Gandu, Lauro de Freitas, Ipiaú, Itamaraju, Itacaré, Jaguaquara, Morro do Chapéu, Serrinha, Tucano e Valença.
Os prefeitos Luis Sérgio de Tucano e Silva Neto de Araci, comemoraram na época a notícia, más até o dia de hoje, apenas o de Caldas do Jorro, foi aberto.

O POVO QUER SABER DO GOVERNADOR E PREFEITOS, CADE AS UPAS DE TUCANO E ARACI, JÁ PROMETIDO INAUGURAÇÃO!

O governador da Bahia, Rui Costa (PT),  vai abrir a unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h). As informações foram divulgadas durante entrevista à TVE Bahia e Rádio Educadora, nesta segunda-feira (23.03.2020). “A ideia é que a UPA faça a classificação, realize o manejo clínico, estabilize o paciente e faça a regulação para unidade de referência secundária ou terciária.”, informou o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas. 
Além de Santo Antônio de Jesus, o chefe do executivo baiano autorizou as abertas de UPAs em Alagoinhas, Araci, Brumado, Catu, Conceição do Coité, Gandu, Lauro de Freitas, Ipiaú, Itamaraju, Itacaré, Jaguaquara, Morro do Chapéu, Serrinha, Tucano e Valença.
O governador Rui Costa anunciou novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para atender pacientes com coronavírus, assim como a abertura de 16 novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), ainda não inauguradas, para fazer atendimento de triagem no interior. As informações foram divulgadas durante entrevista à TVE BAhia e Rádio Educadora, nesta segunda-feira (23). 
No interior, 16 novas UPAs vão receber pessoas que estão com sintomas da doença. “A ideia é que as UPAs façam a classificação, realizem o manejo clínico, estabilizem o paciente e façam a regulação para unidades de referência secundária ou terciária. Todas as estruturas em análise não estavam em funcionamento”, informou o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas. 
Tucano e outras cidades da Bahia serão beneficíados com a abertura das UPAs. Confira a lista: Alagoinhas, Araci, Brumado, Catu, Conceição do Coité, Gandu, Lauro de Freitas, Ipiaú, Itamaraju, Itacaré, Jaguaquara, Morro do Chapéu, Santo Antonio de Jesus, Serrinha, Tucano e Valença.

ARACI CLAMA: "PREFEITO ABRA A UPA COMO HOSPITAL DE CAMPANHA COM RECURSOS PRÓPRIOS CONTRA O COVID-19".

Araci clama ao Prefeito Silva Neto a Instalação da "UPA -  Unidade de Pronto atendimento, fechado a mais de sete anos em Araci, como "HOSPITAL DE CAMPANHA", mesmo que os governos federais e estaduais não envie recursos, o município pode usar "RECURSOS PRÓPRIOS DO FPM, como uso prioritário e urgente,  já que nesta oportunidade da crise na saúde por conta do surgimento do Coronavírus.
A  Saúde em Araci está precária há anos, com muitas denuncias e reclamação onde os  PSF's com problemas graves, muitos sem funcionar, sem médicos, sem medicamentos e outros que não dão o atendimento como deveria a sua população faz agravar esta crise, a população fica insegura diante da epidemia do Covid-19. Uma Resolução que autoriza o USO DA UPA como HOSPITAL, assinada pelo Prefeito Silva Neto em 28.03.2019, nunca se resolveu, a UPA hoje não passa de um prédio abandonado, onde novamente o dinheiro público vai para o ralo. Atenda a População que solicita com direito e atende que é seu dever prefeito, instale o Hospital de Campana em combate a epidemia na UPA do lameirinho, más precisa-se limpar o bairro que ta sujo, limpar e arrumar o prédio e instalar os equipamentos e colocar os profissionais para monitorar o vírus que está oculto Deus sabe onde e com quem em Araci.

Veja matérias anteriores  sobre a saúde (UPA) de Araci.


Prefeito Silva Neto autoriza USO DA UPA como HOSPITAL em Araci.

Um ano depois da Resolução que autoriza o USO DA UPA como HOSPITAL, o Prefeito resolve acatar as reivindicações populares.
Querem calar o povo, querem enrolar a população, a UPA hoje não passa de um prédio abandonado, onde novamente o dinheiro público vai para o ralo.

“URGENTE POVO DE ARACI”
Não podemos permitir que isso aconteça. Vejam:
(ponto de vista de um profissional da saúde que conhece a realidade da saúde de Araci)
A Gestão municipal de Araci, acaba de lançar no Diário Oficial do Município que irá transferir o Hospital Municipal para o prédio construído para abrigar a UPA de Araci. Se torna necessário avaliarmos as perdas que essa decisão irá causar para o povo da cidade. 
A decisão foi publicada por meio da “RESOLUÇÃO CMS Nº 002 DE 07 DE MARÇO DE 2019”  no D.O. do município no dia de hoje (28-03-2919). Transformar a UPA em hospital apagará a possibilidade de termos essa unidade em Araci, pois a função da UPA é de extrema importância visto que em nossa cidade acontece vários acidentes graves, principalmente de moto. Estes casos, dentre outros, deveriam ser atendidos na UPA por ser uma unidade de referência para esse tipo de atendimento. Lembrando que os recursos que seriam destinados para a UPA atenderia principalmente estes casos graves. Ao transformar a UPA em hospital o atendimento será limitado como o que já conhecemos no hospital em funcionamento. 
Para justificar a mudança o gestor alega que a estrutura onde se encontra o hospital não oferece condições necessárias para atender aos pacientes. Decisão tomada após a auditoria do SUS-Ba “...Que o Hospital Municipal de Nossa Senhora da Conceição possui sérias “Não conformidades” apontadas pela Auditoria SUS/Ba No. 3034, onde ficou provado que a Unidade do ponto de vista estrutural em nada atende a RDC 50/2002 e outras normativas legais, bem como que o Cenário semelhante ao descrito pelo setor de engenharia da FESF-SUS, foi declarado que o mesmo está inadequado para qualquer atividade humana...”.
O Hospital Nossa Senhora da Conceição passou, nos últimos anos, por varias reformas de melhoria em sua estrutura física, muito dinheiro foi gasto nestas reformas. Fica a pergunta: a Gestão Municipal não realizou estudo para saber a viabilidade de se fazer essas reformas? Após tantos gastos, em vez de se construir um novo hospital, que é o adequado, decidem transformar a nossa UPA em um hospital? Uma boa parcela da população de Araci, por não conhecer a importância de se ter uma UPA e quais são os seus objetivos, pode pensar que essa ideia seja a melhor para o município, mas não é, pode acreditar que não, e se tem dúvidas pode pesquisar e verá que realmente não é uma boa ideia. 
Nas campanhas de 2012 e 2016 o atual prefeito prometeu construir um novo hospital, em vez disso, depois de eleito, decidiu gastar na reforma do prédio onde fica atualmente o hospital.   
Nós queremos um novo HOSPITAL, mas não podemos perder nossa UPA, que tem que ser colocada em funcionamento. 
#queremosnossaupa
Advam Enfermeiro

Matérias anteriores sobre a saúde de Araci...