9 ANOS SEM CONCURSO PÚBLICO NA PREFEITURA DE ARACI

Em 31 de julho de 2011 foi realizado o último e maior concurso público em Araci. Reveja! Há nove anos, a ex-prefeita Nenca realizou o maior concurso do munícipio de Araci com a oferta de 571 vagas para mais de 7.000 inscritos em todos os níveis de formação e diversas áreas, sobretudo, a educação.

Além das vagas propostas no edital, a então gestora, no fim do mandato, deu posse a mais dezenas de "suplentes" causando, conforme tem sido objeto de discurso do prefeito Silva Neto, o "inchaço" na folha de pagamento da prefeitura. Esse fato foi objeto de ação judicial mas deferido em favor dos empossados. Enfim, para um gestor, a realização de concurso tem dois lados opostos pois diminui as vagas para contratos de pessoas do mesmo grupo político mas também é possivel fazer "agrados" ao efetivar suplentes, como foi o caso. Nos últimos anos, foi criado expectativas sobre a realização de um novo concurso mas o atual gestor findará os seus dois mandatos sem ter feito o que tantos jovens estudantes esperam que é ter a oportunidade     POR MÉRITO de conseguir emprego. Nota-se a necessidade em diversos setores onde estas vagas tem sido preenchidas por pessoas contratadas e, notadamente, por indicação política com poucas excessões. Os ultimos gestores Zedafó e Nenca, também no período de dois mandatos, realizaram pelo menos dois concursos, cada.

Naturalmente, é preciso detalhamento técnico para confirmar a necessidade do ingresso de mais pessoas no funcionalismo público tendo em vista a lei de responsabilidade fiscal e o teto de"gastos com pessoal". Deve-se, também, levar em consideração o quantitativo de funcionários públicos de Araci que aposentaram, faleceram ou desistiram dos serviços públicos nos últimos nove anos bem como a necessidade de novas funções ou da efetivação destas.

O resultado tão esperado por milhares de jovens e adultos foi disponibilizado em 26 de outubro de 2011. Uma vitória para mais de 400 pessoas de Araci e municípios vizinhos que conquistaram o ingresso no serviço público. Trabalhar na prefeitura de forma efetiva representa estabilidade financeira e profissional para muitos estudantes que passam anos estudando com a pretenção de conseguir um bom emprego. Mesmo que não seja a profissão dos sonhos ou a área pela qual havia se preparado, já é um grande passo para a independência financeira para muitas famílias ao fazer parte do funcionalismo público. No mesmo dia da realização das provas, faleceu o padre Osvaldo Pinto muito querido pelos aracienses.

Por Arôvel Lima
Professor licenciado em HISTÓRIA
'Especialista' em historia local

Comentários