PREFEITOS DE TUCANO NÃO DERAM VALOR A CULTURA LOCAL, DIZ VEREADOR MARCOS DO RAIO X

O Vereador MARCOS DO RAIO X, procurou a nossa redação para falar a cerca da aprovação da LEI ALDIR BLANC e denunciar “Os prefeitos que Tucano teve e tem, não valoriza e não financia a verdadeira cultura do município, verbas vem e vão e os artistas ficam sem apoio, sem fomento, sem valorização e sem financiamento”.

PREFEITO SEM CULTURA É PREFEITO SEM PASSADO, SEM PRESENTE E SEM FUTURO. TS.

O Vereador alerta que ninguém sabe para onde vai os recursos da cultura de Tucano, é difícil fiscalizar um prefeito onde ele investe só em algumas festas como cultura e gasta com atrações musicais de outros município e até outro estado e não investe um centavo na cultura rais, na cultura local, no artista tucanense.
Marcos do Raio X, chama a atenção para a lei da cultura sancionada na última segunda-feira, dia 29 de junho de 2020 que é a Lei Aldir Blanc, que dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas durante o estado de calamidade pública. O município de Tucano deverá receber quase R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais) um recurso extra para amenizar o sofrimento de um segmento que está pedindo socorro por causa da pandemia. 
O gestor municipal, prefeito, Luis Sérgio tem que aplicar e investir este recurso conforme a lei e destinar de forma igualitária os valores aos artistas, produtores, entidades e grupos culturais de todas as áreas temáticas como: Cultura Popular, Música, Teatro, Artes Visuais, Literatura, Midias digitais e de Audiovisual em nosso município de Tucano.
O Grande problema é que Tucano esta a décadas atrasado na gestão cultual que desde 2012 tem avançado com implantação do sistemas municipais de cultura e se passaram gestores que não o fizeram e nem aplicaram a lei e se falando de lei, o nosso mandato, o mandato democrático de Marcos do Raio X, indicou e apresentou na data de 27 de Julho de 2017, um projeto para a “CRIAÇÃO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E TURISMO, SISTEMA MUNICIPAL DE CULTURA ESPORTE E TURISMO E DA SEMANA DA CULTURA DE TUCANO”, infelizmente o projeto foi reprovado pelo 14 vereadores tendo apenas meu voto.
Não temos Secretaria de Cultura, ninguém sabe como funciona o departamento de cultura de Tucano, nem quem são os gestores e nem tão pouco como são aplicados os recursos que chegam para a pasta é necessário ter Fundo Municipal de Cultura e o Conselho Municipal de Cultura de Tucano para administrar a chegada e distribuição justa deste recurso da Lei Aldir Blanc, que dispõe quase R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais) para nossos publico cultural.
Convido a todos que tem direito sobre este recurso a procurar nosso mandato, me procurar como vereador, assim como já estou procurando os diversos artistas que conheço para se mover e atitudes de fiscalizar a aplicação efetiva deste direito que chega até nós por causa da pandemia do coronavirus.
Quem tem Direito a receber o “AUXÍLIO CULTURAL”.
Segundo o Art. 6° da Lei, terão direito à renda emergencial os trabalhadores e trabalhadoras da cultura com atividades interrompidas e que comprovem:
I – terem atuado social ou profissional nas áreas artística e cultural nos 24 (vinte e quatro) meses imediatamente anteriores à data de publicação desta Lei, comprovada a atuação de forma documental ou autodeclaratória;
II - não terem emprego formal ativo;
III - não sejam titulares de benefício previdenciário ou assistencial ou beneficiário do seguro-desemprego ou de programa de transferência de renda federal, ressalvado o Programa Bolsa Família;
IV – Que não estejam recebendo o AUXÍLIO-EMERGENCIAL DA LEI 13.982 de 2 de Abril.

Além do nosso mandato, do vereador Marcos do Raio X, indicou e apresentar o projeto para a “CRIAÇÃO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E TURISMO, SISTEMA MUNICIPAL DE CULTURA ESPORTE E TURISMO E DA SEMANA DA CULTURA DE TUCANO”,  também apresentamos no dia 28 de agosto de 2017 o projeto 028/2017, que valoriza e da importância a classe artística dos CAPOERISTAS, já que foi aprovados “O DIA DO CAPOEIRISTA”.

Outra ação ação do nosso mandato, foi a abertura do “PONTO DE CULTURA”, com recursos do salário de vereador, más com as dificuldades financeiras encontradas no último ano e por falta de financiamento de outras fontes, resolvemos fechar temporariamente o projeto até que se passe a crise e se reestruture o financiamento e investimentos com fontes especificas para a reabertura.



VEREADOR MARCOS DO RAIO X defende na sessão da câmara seus projetos para a Cultura o Esporte e o Turismo.

O vereador Marcos do Raio X do município de Tucano, havia protocolado no dia 27.07.2017,na secretaria da Câmara Municipal de Vereadores, a indicação de N. 039/2017 que trata da CRIAÇÃO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E TURISMO, SISTEMA MUNICIPAL DE CULTURA ESPORTE E TURISMO E DA SEMANA DA CULTURA DE TUCANO. 
O vereador havia divulgado no programa de radio Altemar e Você, as justificativas da apresentação dos seus projetos e indiciações para esta área Cultural, Esportiva e Turística.
O parlamentar esteve nesta quinta feira, 03 de Agosto na sessão da Câmara Municipal de Vereadores, defendendo o projeto DO DIA DO CAPOEIRISTA, DO PONTO DE CULTURA, que esta funcionando de frente ao posto Primavera, perto da rodoviária, onde artistas, grupos,entidades e associações tem espaço físico, logística, acompanhamento técnico e  para seus projetos, ações e atividades,assim como as suas indicações ao prefeito Dr. Sergio, para que acate as indicações dos projetos de lei e que o prefeito encaminhe estes projetos a cãmara para que seja votado (e que todos os 15 vereadores aprovem e que o prefeito sancione posteriormente) a CRIAÇÃO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E TURISMO, SISTEMA MUNICIPAL DE CULTURA ESPORTE E TURISMO E DA SEMANA DA CULTURA DE TUCANO.
Artistas, duplas,trios,grupos,entidades e simpatizantes chegou a hora, vamos todos juntos defender o nosso direito a SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E TURISMO, SISTEMA MUNICIPAL DE CULTURA ESPORTE E TURISMO E DA SEMANA DA CULTURA DE TUCANO.

TUCANO: SESSÃO DA CÂMARA DE VEREADORES 10 08 2017

Sessão da Câmara de vereadores de Tucano na Bahia, 10 08 2017, teve relevância e importância impar que poucos pares e população no geral não tenha percebido,já que os projetos votados, polêmicos ou não, outrora de efeitos de mobilização e criticas sociais, foram apreciados e votados sem a presença daqueles beneficiários que muito ZUARAM mas que NÃO ESTAVAM PRESENTE, FALTOU LOTAR A CÂMARA DE CIDADÃOS, com aqueles representantes de classes e demais interessados que também estiveram lotando o salão da câmara anteriormente na realização da Audiência Pública e reunião anterior no momento crucial das votações dos projetos polemico 028/2017 e faltando dar importância por parte da classe como os CAPOERISTAS já que foi aprovados por todos os pares o projeto apresentado pelo vereador Marcos do Raio X, O DIA DO CAPOEIRISTA, em comuna com a indicação da CRIAÇÃO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E TURISMO, SISTEMA MUNICIPAL DE CULTURA ESPORTE E TURISMO E DA SEMANA DA CULTURA DE TUCANO.

Comentários