Jornal Tribuna Sisaleira

Jornal Tribuna Sisaleira

Feira participa da nova etapa da pesquisa nacional sobre coronavírus

 

Feira participa da nova etapa da pesquisa nacional sobre coronavírus

Nos quatro dias de coleta, pesquisadores do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) vão visitar 250 domicílios selecionados.

Feira de Santana é um dos 133 municípios do Brasil selecionados para participar da nova etapa da pesquisa nacional sobre coronavírus. A coordenação do Estudo de Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 ( Epicovid19-BR), pesquisa que estima o número de contágio do vírus no país, anunciou a realização de uma nova etapa de entrevistas e testes rápidos entre os dias 27 e 30 de agosto.

Nos quatro dias de coleta, pesquisadores do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) vão visitar 250 domicílios selecionados por critérios estatísticos em cada uma das cidades e convidar os moradores a participar das entrevistas e testes rápidos para o coronavírus. A escolha dos participantes da pesquisa ocorre por meio de sorteio. A equipe é destinada a realizar o exame no bairro ou rua previamente selecionados, onde é realizando o sorteio eletrônico entre os moradores da residência. Caso o morador não esteja na residência ou se recuse a realizar o exame é feito um novo sorteio.

Durante a visita, os pesquisadores coletam uma gota de sangue da ponta do dedo do participante, que será analisada pelo aparelho de teste em cerca de 15 minutos. Em caso de resultado positivo, os profissionais comunicam a Vigilância Epidemiológica local. Como nas outras etapas, um profissional de enfermagem contratado e residente em cada município fará o contato prévio para a elaboração da logística em cada local. Para identificar a equipe é necessário conferir o crachá, que contém foto do profissional e dados pessoais. Eles estarão de camisa branca sem estampa. A continuidade do estudo, que teve três fases anteriores financiadas pelo Ministério da Saúde, tornou-se possível através de investimento do programa Todos pela Saúde, fundo criado pelo Itaú Unibanco para apoiar o enfrentamento da Covid-19 no Brasil em diversas frentes, entre elas, o suporte a iniciativas de pesquisa científica.

Comentários