Deslizamento de barragem da Yamana Gold de Jacobina preocupa moradores de quem vive próximo.

 

Deslizamento em área de barragem da Yamana Gold assusta moradores de JacobinaUm deslizamento numa área da barragem de rejeitos da mineradora Yamana Gold, na cidade de Jacobina, assustou moradores na tarde desta quarta-feira (2). O incidente não provocou danos graves, mas chegou a atingir uma caminhonete, segundo o Jacobina Notícias. Nas redes sociais, a Jacobina Mineração e Comércio (JMC), unidade baiana da mineradora, afirmou que, apesar do deslizamento, “a barragem continua segura e operando normalmente”, porém “investigações sobre prováveis causas estão sendo conduzidas”. Em comunicado, explicou que, “por volta das 14h, foi registrado um deslizamento de material na área de estoque da barragem de rejeitos da empresa”. “O material escorreu da pilha de estoque, empurrando uma caminhonete que estava estacionada no local. Não havia pessoas na caminhonete e os demais equipamentos continuaram em operação”, descreve. O Bahia Notícias disse que procurou a Defesa Civil do Estado para mais esclarecimentos, mas não obteve êxito.


Mineradora Fazenda Brasileiro preocupa, Araci, Barrocas, Coité, Serrinha e Teofilandia

Mineradora Fazenda Brasileiro preocupa, Araci, Coité, Barrocas, Serrinha e Teofilandia em contaminação do Covid-19. Já que hoje 31/05/2020, estes município recebem seus municipes que ali trabalham e foram positivos para o coranoravirus, sendo que a grande suspeita e de contaminação na empresa mineradora.
Araci, dos 08 casos positivos, um é considerado curado após confirmação de exames clínicos, e existe um óbito relacionado à doença. os outros 06 estão em acompanhamento das equipes da vigilância epidemiológica do município.
Barrocas chega a 10 casos confirmados. Situação delicada e de se preocupar sim, caso não deve ser de pânico diante do crescimento nas cidades que não faz testes rápidos na população, diante do crescimento assustador dos casos confirmados.
Teofilandia, (55 ate o momento), que também não tem feito testes rápido.
Serrinha com 70 confirmados e que não faz testes na população, a mineração Fazenda Brasileira casos desgovernados, (ainda funcionando normalmente, um absurdo).
Conceição do Coité 19 casos( única cidade da região fazendo testes rápido), é caso de extrema preocupação para prefeitos, secretarios de Saúde, vereadores e munícipes destas cidades.
O mapa das cidades do território do sisal, a situação de Valente há 50 km, 67 confirmados, estamos há 4 km da fronteira de Teofilandia, 9 km da divisa de Serrinha, 12 km de Coité, 7 km da mineração, com isso, assim, chegamos a uma situação comunitário e a falta de testes rápido, que garantam que não se tem um número de infectados grande, já que apesar de pessoas não apresentarem sintomas, estás podem transmitir o vírus.
Foi confirmado neste sábado (30), mais um caso positivo de contaminação pelo Covid-19 (coronavírus) em Araci. Trata-se de um rapaz de 46 anos, que é diabético, e mora no Residencial Araci. Ele foi notificado após uma testagem rápida. Neste momento, ele está em isolamento domiciliar, e será acompanhado por uma equipe da vigilância epidemiológica da secretaria de Saúde de Araci.
Com este caso, a secretaria de Saúde do município já enviou 65 notificações de exames suspeitos de contaminação, com 48 sendo descartados pelo Lacen. 

Comentários