COMERCIANTES DE TUCANO PROTESTAM E ABREM COMÉRCIO NESTA SEGUNDA FEIRA DIA 8

Grande parte dos comerciantes de Tucano, cidade também mencionada no último decreto do governo do estado para Lockdown entre dias 6 a 10, NÃO ACEITAM FECHAR O COMÉRCIO na cidade e abriram as portas em protesto ao que eles dizem ser "injusto".

Hoje, segunda feira dia 8, após criarem um grupo nas redes sociais e discutirem sobre o decreto Estadual e o último decreto Municipal, decidiram por resistir e inicialmente resistir as medida de fechamento e "ABRIRAM" os comércios e se houver retalhações com este ato de protesto, estes comerciantes planejam ainda hoje ir a frente da Prefeitura de Tucano, protestar e pedir o apoio do prefeito em suas reivindicações.

"Reconhecemos como comerciante a gravidade do covid-19, por isso nós comerciantes de Tucano estamos cumprindo com o protocolo de higienização e não aglomeração, más, fechar as portas é um grande prejuízo para nós. Precisamos dialogar com as autoridades e juntas acharmos o melhor caminho para o combate sem a punição radical de em plena segunda feira fechar as lojas ditas por eles como não essenciais". - comerciante. 

Coité e Feira de Santana decretaram permissão da abertura do comércio. Deste sábado (6) até as 5h de quarta-feira (10), apenas os serviços essenciais devem funcionar em Araci e em 15 municípios da região. A ampliação das medidas restritivas foi definida pelo Governo do Estado e prefeituras com o objetivo de frear a disseminação da covid-19 na região. O decreto com as restrições será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (6). As medidas valem para os municípios de Araci, Barrocas, Biritinga, Conceição do Coité, Euclides da Cunha, Lamarão, Monte Santo, Quijingue, Retirolândia, Santaluz, São Domingos, Serrinha, Teofilândia, Tucano e Valente.

SEGUNDA FEIRA (8) SERÁ FERIADO EM ARACI, SEM LOCKDOWN EM COITÉ E TUCANO.

 

O Decreto da Prefeitura de Coité com permissão da abertura do comércio vai até quarta-feira, dia 10, já Tucano o prefeito junto com a comissão de comerciantes, se reuniram e dizem que o comércio poderá ser aberto na segunda e Araci por força do decreto municipal será feriado municipal em comemoração ao dia internacional da mulher e comércio, inclusive bancos, não abrirão. 

O do estado publicado neste sábado também vai até dia 10, mas com abertura apenas comercialização de produtos essenciais.

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Conceição do Coité publicou um comunicado na página oficial no Facebook na noite deste sábado, 06, com a informação que “continua em vigor o Decreto Municipal nº 2878 publicado em 03/03/2021 com medidas de combate à Covid-19 e determinações para o funcionamento do comércio”.

Com este comunicado Conceição do Coité praticamente se exclui das medidas restritivas do Governo do Estado para 14 municípios do território do sisal incluindo Coité, e Euclides da Cunha no território de identidade semi-árido Nordeste II


Governo anuncia medidas mais restritivas para Araci e Tucano e outras cidades da região.

Deste sábado (6) até as 5h de quarta-feira (10), apenas os serviços essenciais devem funcionar em Araci e em 15 municípios da região. A ampliação das medidas restritivas foi definida pelo Governo do Estado e prefeituras com o objetivo de frear a disseminação da covid-19 na região. O decreto com as restrições será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (6).

As medidas valem para os municípios de Araci, Barrocas, Biritinga, Conceição do Coité, Euclides da Cunha, Lamarão, Monte Santo, Quijingue, Retirolândia, Santaluz, São Domingos, Serrinha, Teofilândia, Tucano e Valente.

Será permitido nesses municípios somente o funcionamento de atividades relacionadas à saúde e ao enfrentamento da pandemia, bem como à comercialização de gêneros alimentícios e feiras livres. São considerados serviços públicos essenciais, cuja prestação não admite interrupção, as atividades relacionadas à segurança pública, saúde, proteção e defesa civil, fiscalização, arrecadação, limpeza pública, manutenção urbana, transporte público, energia, saneamento básico e comunicações.

Estabelecimentos comerciais como restaurantes, bares e congêneres devem funcionar com portas fechadas, sendo permitido apenas o delivery até as 24h. Já a venda de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por delivery, está proibida no período das 18h de sábado (6) até as 5h de segunda-feira (8).

Também ficam suspensas nos 15 municípios, de sábado (6) até as 5h de quarta-feira (10), as atividades presenciais nos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual não enquadrados como serviços públicos essenciais, devendo ser adotado o regime de trabalho remoto. No mesmo período, estarão suspensos os atendimentos presenciais do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC).

A Secretaria da Segurança Pública (SSP), por meio da Polícia Militar e da Polícia Civil, apoiará as medidas necessárias adotadas nos municípios, em conjunto com guardas municipais. Os infratores podem ser autuados nos artigos 268 e 330 do Código Penal.


Comentários