Sesab confirma 47 mortes por dengue em 2024 na Bahia

DIA DO ÍNDIO, 19 ABRIL NA ALDEIA KIRIRI EM BANZAÊ.

"Todo dia é dia de Índio"!, más hoje é uma data comemorada no território brasileiro em homenagem a estes resistentes brasileiros nativos. A nossa homenagem especial neste dia 17 de abril de 2021 vai para todos os indigenas em especial da Aldeia Indígena KIRIRI de MIRANDELA, em BANZAÊ, que por conta do isolamento social provocada pela pandemia covid-19, não nos permitiu realizar aquela visita presencial como de costumes. 

Historicamente, se poderia datar uma primeira aproximação dos Kiriri a uma idéia de território - assim como o conhecemos hoje, com seus limites bem definidos - no início do século XVIII, época da doação, por parte do então rei de Portugal, de uma légua em quadra de terras a todas as aldeias do sertão com mais de cem casais, fruto de solicitações constantes por parte dos jesuítas face aos conflitos decorrentes da expansão da pecuária, em especial com sesmeiros da região que interferiam com certa freqüência na administração dos párocos das aldeias ali constituídas (Bandeira 1972).


ESCOLAS DE CALDAS DO JORRO VISITAM A ALDEIA MIRANDELA EM BANZAÊ

A Véspera do dia nacional do Índio, as escolas Madre Paulina e Babylandia de Caldas do Jorro, visitaram na manhã desta quinta feira, dia 17 de abril de 2019 a Aldeia  Indígena KIRIRI de MIRANDELA, onde o objetivo de dar aos alunos que se dispuseram a ter uma aula prática sobre a vida da tribo Kiriri de Banzaê.

A iniciativa das escola comunga com o ideologia kiriri de levar externamente a cultura dos índios as escolas publicas e particulares, combinando com uma pedagogia que deve vivenciar a própria vida dos indígenas da Aldeia Kiriri, Mirandela de Banzaê na Bahia, com a realidade e atualidade.

Os indigenas palestraram, realizaram vivencias, cantaram o toré e fizeram uma mostra e venda de artesanatos, dando na prática aula de vivencia kiriris, com seus costumes, cultura, religiosidade e família, oportunizando os alunos a comemorar o dia índio, 19 de abril, de forma visível, presencial e real, dentro da tribo com o índios.

Veja os Vídeos do dia de hoje e as matérias anteriores.  








I EDIÇÃO DOS JOGOS INDIGENAS KIRIRI DE MIRANDELA E CAMPEONATO DE FUTEBOL INDIGENA

A I Edição dos JOGOS INDIGENAS KIRIRI DE MIRANDELA é uma iniciativa própria dos indígenas da Aldeia Kiriri, Mirandela de Banzaê na Bahia. o esporte indigena é uma prática de centenas de anos e que os kiriris preservam, pratica e relembram nesta semana que é a semana do dia indio, comemorado a 19 de abril.   

Na primeira edição, arco,flecha, corridas, futebol e diversas etapas esportivas da prática indigena é praticada na Aldeia Mirandela em Banzaê.
A competição conta com a participação de indios, mulheres, homens entre ele Crianças, Adolescentes, Jovens e Adultos.
Os presentes e participantes deste evento participam com entusiamo, pois os mesmos sabe da importância da preservação da cultura, do esporte, da religiosidade, dos costumes e da família indígena kiriri na nossa região.

II Campeonato Municipal de Futebol Indígena é iniciado com dois jogos, em Banzaê-BA. O II Campeonato Municipal de Futebol Indígena teve início neste domingo com dois bons jogos na Aldeia Tuxá que estreou seu novo campo esportivo, em Banzaê-BA.

Na primeira partida a Aldeia Marrocos venceu por 5 a 0 a Aldeia Canta Galo e na segunda partida a equipe da casa empatou em 1 a 1 com a Aldeia Segredo. Além das quatro equipes que entraram em campo neste final de semana, mais oito participam da segunda edição e todas elas receberam uniforme completo, bem como, cada comunidade recebeu bolas e conjunto de Rede fio 4 para os respectivos campos. 

Comentários