Agricultora colhe batata gigante de quase 10 kg no quintal de casa no sul da Bahia: ‘Fiquei impressionada’

 

Agricultora colhe batata gigante de quase 10 kg no quintal de casa no sul da Bahia: ‘Fiquei impressionada’Uma agricultora familiar colheu uma batata-doce gigante de 9,8 kg no distrito de União Baiana, em Itagimirim, região sul da Bahia. A planta foi cultivada no quintal de casa, por pouco mais de três meses, e tratada somente com adubos naturais e sem fertilizantes.

Maria do Socorro Rodrigues disse que cultiva batatas há cerca de cinco anos e, em média, o material colhido não passa de 800 gramas. Raras vezes encontra batatas pesando cerca de 2,5 kg. Dessa vez, no entanto, a raiz foi tão grande que ela precisou pedir ajuda ao marido para retirar do solo.

“Já produzo há cinco anos e já colhi batatas de até 2,5 kg. Mas essa é a primeira vez que eu vejo. Me surpreendi na hora que eu cavei e achei essa batata. Fiquei impressionada”, disse a agricultora.

O próprio companheiro dela, o também agricultor João José dos Santos, foi quem levou a planta para pesar após a colheita e conferiu o peso da batata.

“Eu fiquei impressionado pelo tamanho da batata. Gigante! Desse tamanho eu também nunca tinha visto. Ela pesou 9,8 kg”, afirmou espantado.

Batata gigante foi colhida em Itagimirim, no sul da Bahia | Foto: Reprodução/TV Santa Cruz

Segundo o casal, eles não utilizam adubos importados ou irrigação. A planta se desenvolveu por três meses e meio. Maria explicou os cuidados utilizados no cultivo.

“Quando limpo, eu não retiro os matos que ficam. Deixa apodrecer na terra mesmo. Sempre pego todo o mato e deixo apodrecer. Esse é o único adubo que tenho aqui”, comentou.

A engenheira agrônoma Ana Carolina Souto disse que as condições favoráveis do solo contribuíram para a batata alcançasse esse tamanho. De acordo com ela, o fato da planta dar origem a um único tubérculo foi determinante para que se desenvolvesse dessa maneira.

“A batata-doce normalmente costuma dar mais de um tubérculo, mais de uma batata por planta. Nesse caso, foi uma batata só. Então ela conseguiu concentrar o amido e as reservas que iriam para todas as batatas em uma só. Não é uma coisa impossível de acontecer, mas é um evento raro”, explicou Ana Carolina.

Não é a primeira vez que uma planta com tamanho acima da média é colhida no distrito de União Baiana. Em abril de 2018 um outro agricultor encontrou uma raiz de mandioca de mais de dois metros de altura.

Desta vez, o caso também repercutiu na região. E segundo a agricultora, com muita gente comentando sobre o vegetal ela planeja repartir com a comunidade e distribuir a batata gigante com a vizinhança.

“Já tem tanta gente de olho nessa batata que acho que vou ter que dividir. Um pedacinho para cada um”, finalizou.

Comentários