Sesab confirma 47 mortes por dengue em 2024 na Bahia

Segunda etapa do Rastreamento do Câncer de Mama acontece em Tucano nos dias 14 e 15 de julho

Segunda etapa do Rastreamento do Câncer de Mama acontece em Tucano nos dias 14 e 15 de julho

A segunda etapa do Rastreamento do Câncer de Mama – iniciativa do Governo do Estado executada em Tucano com a parceria da prefeitura – terá início no mês de julho. As mulheres que realizaram a mamografia na unidade itinerante de atendimento na primeira etapa e que, por algum motivo, necessitam de exames complementares, deverão comparecer ao posto de saúde Dr. Oswaldo Assumpção (sede) nos dias 14 e 15 do próximo mês.

“A lista com os 310 nomes convocados encontra-se nos Postos de Saúde da Família (PSF) do município. Os agentes de saúde estão entrando em contato com essas mulheres para que o acompanhamento e realização dos novos exames seja feito. Assim, poderemos orientar da melhor forma os devidos tratamentos” explica a coordenadora de Atenção Básica, Fernanda Andrade.

Para realização dos exames, as mulheres convocadas deverão apresentar o RG, cartão do SUS e um comprovante de residência. O horário de atendimento está dividido por grupos e sendo informado pelos agentes e pela Secretaria Municipal de Saúde às respectivas integrantes.

Primeira etapa

O Rastreamento do Câncer de Mama aconteceu na cidade entre os dias 19 de abril e 06 de maio. No período, mais de 2 mil atendimentos foram feitos, contemplando mulheres entre 50 e 69 anos, e também mulheres entre 40 e 49 anos que possuíam alguma alteração mamária ou histórico de câncer de mama na família.

A iniciativa visa à prevenção, a detecção precoce e ao tratamento da doença em todo o estado da Bahia. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) – organização vinculada ao Ministério da Saúde –, o câncer de mama é segundo tipo da doença que mais atinge mulheres no país, perdendo apenas para o câncer de pele.

Para a Secretária Municipal de Saúde, Denise Correia, o acompanhamento para diagnóstico precoce da doença é fundamental. “Quanto antes o câncer for detectado, mais assertivo será o tratamento. A parceria entre o município e o Governo do Estado é importante para oferecer toda a atenção que as tucanenses precisam no cuidado e prevenção do câncer de mama” diz a gestora.


Fonte: Secom

Comentários