Complexo de Saúde de Tucano: Conheça mais sobre a unidade em Caldas do Jorro

 Complexo de Saúde de Tucano: Conheça mais sobre a unidade em Caldas do Jorro

O Complexo de Saúde de Tucano já está em funcionamento e a população já pode usufruir dos serviços oferecidos no local. Toda a adequação e reestruturação da UPA está sendo realizada com recursos próprios, com objetivo de qualificar a saúde pública do município.

O Complexo de Saúde de Tucano é a nova sede do PSF do Centro de Caldas do Jorro. O PSF segue funcionando de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 16h, realizando os atendimentos médicos padrões como consultas, aplicação de vacinas, procedimentos curativos, entre outros.

Na antiga base do PSF, será construído o Centro de Especialidades do distrito. A unidade contemplará consultórios de odontologia, cardiologia, pediatria, dentre outros serviços.

Plantão

Aos finais de semana, o Complexo de Saúde de Tucano possui um plantão de 48 horas para assistência em casos de urgência e emergência – exceto para mulheres em trabalho de parto, que deverão ser encaminhadas ao Hospital Municipal Mariana Penedo.

Serviços ambulatoriais também são oferecidos, mediante agendamento, bem como reabilitação para pacientes que sofreram sequelas por conta da Covid-19. Este último, no entanto, ainda não está ativo. Os materiais necessários aos atendimentos já foram solicitados pela Secretaria Municipal de Saúde e o serviço será disponibilizado à população assim que os insumos chegarem ao município.

Hospital

Vale lembrar que parte dos leitos e equipamentos já está sendo transferida para o Hospital Municipal Mariana Penedo. A ação permitirá a instalação de uma unidade de estabilização e monitoramento semi-intensiva. Com esses itens, também será instalada uma Sala de Isolamento, onde pacientes com sintomas suspeitos de Covid-19 receberão os devidos cuidados, sem contato com outros enfermos.

Com a transferência de leitos e equipamentos, o centro cirúrgico do hospital terá o funcionamento antecipado para atender cirurgias eletivas (aquelas que não são consideradas emergenciais, com data e horário agendados). Além disso, o Centro de Assistência à Covid-19, na sede, continua em funcionamento para receber os casos suspeitos da doença e realizar os devidos procedimentos.

Comentários