Monte Santo zera casos ativos da Covid-19 nas vésperas da Romaria de Todos os Santos

 

Monte Santo zera casos ativos da Covid-19 nas vésperas da Romaria de Todos os Santos

Desde o registrado do primeiro caso em 18 de maio de 2020 é a primeira vez que zera os ativos

A bicentenária Romaria de Todos os Santos que acontece em Monte Santo no alto sertão da Bahia, no ano passado não aconteceu por conta da pandemia do novo Coronavírus, mas este ano a Prefeitura já havia anunciado que iria acontecer obedecendo todos os protocolos de biossegurança, por entender que embora a pandemia não tenha acabado, a maior parte da população local e até mesmo dos visitantes público alvo já está vacinada, tem agora uma motivação a mais, os próximos dois dias, 31 e 1º de novembro com a proteção de Todos os Santos, a tradicional festa pode acontecer sem qualquer morador infectado. Apenas 6 casos são considerados suspeitos. A informação está no boletim de sexta-feira, 29.

Foto: arquivo Raimundo Mascarenhas

Desde o registrado do primeiro caso em 18 de maio de 2020 é a primeira vez que zera os ativos

Realizada há mais de dois séculos, a romaria é marcada por uma caminhada de quatro quilômetros, onde os participantes sobem o monte do município em direção ao Santuário Santa Cruz. No trajeto, os devotos entoam cantos e rezas ou seguem em oração silenciosa, alguns deles levam peças confeccionadas em madeira de alguma parte do corpo em cumprimento de promessa por milagre alcançado.

Muita gente prefere vistar o município no Dia de Todos os Santos para pagar promessas | Foto: Raimundo Mascarenhas

A tradição surgiu em 1775, quando o frei capuchinho Apolônio de Toddi, após celebrar uma missa no dia 31 de outubro, em uma capela improvisada, disse aos fiéis: “Nos dias santos venham visitar os santos lugares”. Esse dia, então, foi instituído como o dia da Romaria de Todos os Santos.

A Prefeitura sempre investiu em grandes nomes da música nacional este público foi no dia do show com Jorge e Matheus | Foto: Raimundo Mascarenhas

Com o passar do tempo a festa profana cresceu e se tornou uma das maiores do estado da Bahia promovida pelo municipio, tendo inclusive se apresentado bandas, cantores de maior sucesso, a exemplo de Zezé de Camargo & Luciano, Daniel, as principais bandas de forró, enfim, o sucesso do Brasil era presença certa em Monte Santo, mas este ano, ainda não será possível e todas as atenções serão para o religioso.

Veja a Programação 

 

Comentários