Sesab confirma 47 mortes por dengue em 2024 na Bahia

Semana da Saúde: Prefeitura de Tucano oferece serviços gratuitos em um só lugar

 Semana da Saúde: Prefeitura de Tucano oferece serviços gratuitos em um só lugar

A Prefeitura de Tucano, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu durante seis dias, uma grande ação de cuidado com a população tucanense, na primeira Semana da Saúde de Tucano, entre os dias 18 e 23 de outubro, na sede.

Para garantir o amplo acesso de moradores de Tucano aos múltiplos serviços de saúde oferecidos pela Prefeitura foi montada uma estrutura completa no Centro de Saúde Dr. Oswaldo Assumpção com uma equipe de mais de 30 funcionários, além de médicos (as) e voluntários (as) que ofereceram o acolhimento aos pacientes que passaram por consultas e exames.

Para obter os resultados positivos, a Secretaria de Saúde mobilizou uma equipe multidisciplinar em saúde, composta por gestores (as), médicos (as), enfermeiros (as), técnicos (as) de enfermagem, dentistas, auxiliares de limpeza, que, juntos, amplificaram os serviços oferecidos de segunda a sábado.

O evento, que cumpriu os protocolos de segurança para proteção ao coronavírus, superou as expectativas e atraiu grande público ao Centro de Saúde Dr. Oswaldo Assumpção. Foram 2.900 exames e 1.211 atendimentos na ação que uniu prestação de serviço e comodidade aos pacientes. Com consultas gratuitas com otorrinolaringologista; endocrinologista; neurologista; angiologia; ortopedista; dermatologista; pediatra; cardiologista; ginecologista; nutricionista; psicólogo (a); clínico (a) geral e dentista. Além destes, exames de eletrocardiograma, ultrassonografia e exames laboratoriais.

Um dos diferenciais da Semana da Saúde foi a evolução no processo de marcação dos procedimentos para evitar filas. A iniciativa da pasta ofereceu à população toda uma equipe de profissionais para marcação prévia dos procedimentos, ação que facilitou o gerenciamento dos pacientes no momento que passaram por procedimentos.

A Secretária Municipal de Saúde, Denise Correia, destacou a importância da rede de serviços em um único espaço. “A Semana da Saúde é uma necessidade da nossa população por conta da demanda reprimida em nosso município. Graças a Deus todos estão sendo atendidos com calma e tranquilidade”, pontuou a titular de Saúde.

A acessibilidade aos serviços e rapidez nos encaminhamentos aos procedimentos foram marcas do evento. Resultados comemorados pela pasta que planejou a ação para atender à demanda reprimida de pacientes que durante a pandemia necessitavam de atendimentos médicos e não o faziam. Para isso foi realizado o levantamento das especialidades médicas que a população de Tucano mais precisava, além daquelas já ofertadas pela rede municipal de saúde nos postos e hospitais da cidade.

O prefeito Ricardo Maia Filho e uma comitiva de lideranças políticas estiveram na Semana da Saúde para acompanhar essa grande atividade e parabenizou a pasta pela realização da Semana da Saúde. “É muito gratificante estar na Semana da Saúde, que de segunda a sábado serviu para que a demanda reprimida de paciente de nosso município fosse alcançada. Para ampliar ainda mais nosso alcance, estamos lançando a Feira da Saúde, que vai levar esse modal de serviços para os povoados e fazer todos os tucanenses serem atendidos”, explicou o gestor.

O ex-prefeito de Ribeira do Pombal, Ricardo Maia, destacou como a ação beneficia quem mais precisa: a população. “Essa experiência da Semana da Saúde tem o objetivo de levar atenção básica, com o objetivo de ampliar o atendimento e trabalhar com a prevenção. Foi uma iniciativa que deu certo em Ribeira do Pombal e está sendo adaptada à nova realidade de Tucano, que visa de cuidar de gente”, afirmou.

A Prefeitura de Tucano deu continuidade na Semana da Saúde até sábado (23), onde continuou a grande procura do público por atendimentos dos serviços nas mais de 10 áreas de saúde ofertadas. A Semana foi mais um marco de prestação de serviço à população de Tucano e agradou quem passou por atendimento.

Antenado nas redes sociais, o estudante Ronaldo Santos, 21 anos soube das ofertas de médicos na internet e correu para marcar um ortopedista. “Vi uma postagem em uma das redes da Prefeitura. Fiz os procedimentos de marcação e cheguei no horário agendado. Foi bem rápido. Gostei”, disse.

Feira da Saúde

A Feira da Saúde, anunciada pelo prefeito Ricardo Maia Filho, será uma iniciativa de levar a estrutura para realizar exames e atendimentos médicos nos distritos e povoados do município. “A primeira edição da Feira da Saúde será no distrito da Rua Nova, para levar os atendimentos e abranger mais pessoas, melhorando cada dia mais a saúde do nosso município”, revelou.


FONTE SECOM TUCANO

Comentários