Prefeitura de Tucano participa de qualificação em sequência do plano estratégico para retomada das atividades turísticas

 Prefeitura de Tucano participa de qualificação em sequência do plano estratégico para retomada das atividades turísticas

A Secretaria de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Cultura de Tucano participou, nesta quarta-feira (10), no município de Alagoinhas, da apresentação da implementação do plano estratégico Viva Turismo Bahia, que visa a retomada das atividades do setor na zona turística.

Foram apresentados no evento projetos e ações que irão impulsionar a cadeia produtiva nos municípios da Zona Turística Caminhos do Sertão, além de ser realizado um workshop de Gestão Pública do Turismo, considerando os impactos da pandemia da Covid-19 no setor.

No mês de setembro, o plano estratégico foi apresentado em Salvador, onde foram propostos quatro eixos estratégicos: biossegurança, capacitação, qualificação, promoção e infraestrutura.

Para o secretário Thiago Nascimento, a expectativa é impulsionar significativamente a retomada das atividades no município, atraindo cada vez mais turistas em âmbito regional, nacional e internacional.

“Tucano vem implementando uma série de ações e desenvolvendo planejamentos e estratégias para impulsionar as atividades turísticas e conseguir retomar todo desenvolvimento econômico que é sustentado por esse setor na nossa cidade”, pontuou.

“Participar e organizar essas iniciativas, nas esferas municipais, Estaduais ou federais, faz parte do grande escopo de trabalho da Secretaria de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Cultura, junto ao Departamento de Turismo, para que todo o setor seja beneficiado com a retomada das atividades, atraindo de cada vez mais turistas em âmbito regional, nacional e internacional”, completou.

Anfitrião do encontro, o prefeito de Alagoinhas, Joaquim Neto, disse que a pandemia descaracterizou a essência das pessoas do sertão baiano e este é o momento da retomada “de um setor turístico ativo”.

“Quanta alegria essa reunião traz pra todos nós. O sertão é acolhedor e tem na essência das pessoas a proximidade, o aconchego. Isso mudou muito com a pandemia. Estamos podendo voltar a ter a expectativa de um setor turístico ativo e nos prepararmos para isso é fundamental”, disse.

Para o secretário estadual de Turismo, Maurício Bacelar, o Plano Viva Turismo Bahia vai proporcionar a retomar as atividades do setor com brevidade.

“O Plano Viva Turismo Bahia foi lançado para que, de maneira organizada e segura, as atividades turísticas possam ser retomadas no menor tempo possível”, ressaltou.

“Aqui, em alinhamento a um dos principais eixos do plano, já haverá ação para capacitar e qualificar gestores e técnicos do setor turístico. A Bahia tem tudo, com seu gigantesco potencial de exploração turística, para gerar emprego e renda, impulsionando a economia e o desenvolvimento do estado e dos seus municípios”, completou. As ações do “Viva Turismo Bahia” contam com promoção com campanha de sorteios e prêmios para visitantes, coleta de opinião de turistas, formação de roteiros estruturados, entre outras implementações de boas práticas no setor.

FONTE SECOM TUCANO

Comentários