CAOS NA SAÚDE DE ARACI NESTE FINAL DE ANO

Bom dia meu povo de Araci. Gostaria que toda a população ficasse sabendo da situação que está acontecendo na cidade.

Em meio a situação que estamos vivendo sobre o vírus COVID 19 que continua se alastrando por todo o país, tem também a Influenza H3N2 que está por toda parte. E em Araci tanto o vírus do covid quanto da gripe tá afetando toda a população.

E a gestão o que fez?

Decretou o fechamento de todos os PSF's e Posto de Saúde por 30 dias. Sobrecarregando o Hospital Municipal.

Decretou ainda o fechamento da UPA para reforma (o tempo que ficará fechada não se sabe).

Com isso, o hospital está recebendo pacientes com todo tipo de sintomas e realizando atendimento ambulatórial e de emergência em pacientes de Covid, com sintomas gripal e até realizando curativo, porque o Centro de saúde está fechado.

A equipe do hospital entre médicos, enfermeiros, técnicos,  Assistentes Sociais, nutricionista, o pessoal do administrativo, limpeza, dentre outros, estão adoecendo também,  porém alguns mesmo doente, não deixam de trabalhar para não desfalcar a equipe e prejudicar o atendimento à população.

E com todo esse agravante, os profissionais do hospital ainda não receberam o salário ( sendo que a prefeitura, a secretaria de saúde e outros órgãos já receberam e estão todos de recesso ).

Estou passando essa situação para que a oposição (vereadores) tomem um posicionamento.

É inadmissível que em meio essa pandemia de covide e gripe, a secretaria de saúde feche os postos por 30 dias e a upa para reforma, restando apenas o Hospital Municipal para atender toda a população.

E ainda pague quem não tá trabalhando e deixando pra depois quem está sempre na linha de frente. José brigido Neto.

Obs. Cabe denuncia ao Ministério Público


PREFEITA KEINHA FECHA A UPA DE ARACI

Em uma nota Informativa a Prefeita, Keinha, disse que fechou a UPA - Unidade de Pronto Atendimento de Araci, que atendia também aos casos de Covid-19. Em plena pandemia de covid-19 e agora de um surto de gripe que está lotando, aglomerando e causando filas no hospital municipal de araci, por conta do fechamento da UPA. Como se não bastasse os PSF´s da comunidades e dos bairros também fecham para o recesso que pode durar dias e até mês. Agora o atendimento ao cidadão araciense se limita cada vez mais, aumento o sofrimento e a angustia de quem por falta de sorte dependa dos serviços públicos de saúde em Araci.
Noticias de salários atrasados de médicos e outros prestadores de serviços da saúde de Araci estão em toda rede sociais e podemos notar que o servidor público da saúde em Araci continua desrespeitado a exemplo do último projeto enviado da gestão para a câmara de vereadores, de reajuste de rendimentos de servidores que deixou de lado os da saúde.
O objetivo de fechamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), foi simplesmente para passar por adequações em sua estrutura física, e que temporariamente os atendimentos desta unidade precisarão ser realizados no Hospital Municipal Nossa Senhora da Conceição, a partir do dia 18/12.
A transferência dos serviços da UPA para o Hospital Municipal Nossa Senhora da Conceição (HMNSC), a testagem para COVID-19 que passa ser realizada no centro de saúde, certamente não é a melhor opção e a limitação durante o período de recesso de final de ano, que iniciará nesta sexta-feira (17/12), do funcionamento do Centro de Saúde trará maior aglomeração e outros transtornos a população que precise de atendimento de farmácia básica, curativo, sala de vacina e testagem para COVID-19.

Acompanhe abaixo o aviso da prefeitura e a licitação.

SECRETARIA DE GOVERNO COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO-CPL DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº 188/2021 UNIDADES SOLICITANTES: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE CONTRATADO: AFJK SERVICOS DE CONSTRUCAO E LOCACAO EIRELI OBJETO: PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ENGENHARIA PARA ADEQUAÇÃO DE BANHEIROS PARA ACESSIBILIDADE E CONSTRUÇÃO DE UM BANHEIRO E UM BALCÃO NA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO - UPA NESTE MUNICIPIO. CNPJ: 38.255.541/0001-33 ENDEREÇO: RUA DOMICIANO OLIVEIRA, 531, CENTRO, ARACI-BA, CEP: 48.760-000 VALOR GLOBAL R$: 22.562,25 (Vinte e dois mil, quinhentos e sessenta e dois reais e vinte e cinco centavos), relativo a prestação de serviços no objeto desta dispensa. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL: ART. 24, II, DA LEI 8.666/93. JUSTIFICATIVA: A RAZÃO DA ESCOLHA DO FORNECEDOR/OU EXECUTANTE, SE JUSTIFICA PELO FATO DO MESMO SER ATUANTE NO RAMO E OFERTAR O MENOR PREÇO CONDIZENTE COM O PRATICADO NO MERCADO.

Nota informativa
Informamos a todos, que com o objetivo de garantir maior acolhimento e melhor atendimento à população, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), necessitará passar por adequações em sua estrutura física, e que temporariamente os atendimentos desta unidade precisarão ser realizados no Hospital Municipal Nossa Senhora da Conceição, a partir do dia 18/12.
Agradecemos a compreensão.


Comentários