Sesab confirma 47 mortes por dengue em 2024 na Bahia

Prefeitura de Tucano e Fundação Pedro Calmon promovem preservação e reestruturação da Biblioteca Pública José Penedo

Prefeitura de Tucano e Fundação Pedro Calmon promovem preservação e reestruturação da Biblioteca Pública José Penedo

Muito em breve, a Prefeitura de Tucano estará reabrindo para a população a Biblioteca Pública José Penedo, com o objetivo de proporcionar através da leitura, conhecimento, informação, divertimento e cidadania.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Cultura, a Fundação Pedro Calmon, vinculada à Secretaria da Cultura do Estado, está promovendo toda a assistência técnica, preservação e estruturação da unidade.

A Biblioteca, que já foi Casa de Câmara e cadeia municipal, foi construída no período da Emancipação do município em 1837. No final do século XIX e no início do século XX, foi reformada e passou a ser a Prefeitura Municipal, até sua transferência para a sede atual.

A Fundação está coordenando ainda o sistema de Arquivos, recolhimento, organização, preservação e divulgação de acervos documentais de arquivos públicos e privados e difundindo seus acervos.

De acordo com o Secretário de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Cultura, Thiago Nascimento, além de todo o preparo em parceria com o estado, a Biblioteca Municipal acolherá doações de obras, que serão avaliadas, tratadas e catalogadas para ampliar e atualizar o acervo.

“Estamos reestruturando um equipamento público que estava sem situação de abandono. Um dos pilares do crescimento de qualquer sociedade é a difusão do conhecimento e, nada mais democrático e popular do que uma biblioteca pública para cumprir este papel”, afirma.

Ainda de acordo com Thiago, a reforma da estrutura interna está sendo concluída, no entanto o acervo passará por avaliação e catalogação, já que não havia qualquer registro.

“Implementaremos sistema tecnológico para uma gestão otimizada e inteligente, entregando, em breve, uma biblioteca equipada, com acervo atualizado, sala de leitura e espaço infantil. O prefeito Ricardo Maia está engajado na adequação de um espaço que seja agradável e aconchegante para nossa população”, revela.


FONTE SECOM

Comentários