Prefeita manda retirar placa de protesto que cobrava o pagamento do novo piso de professores

Na manhã desta quarta-feira(16) a cidade de Monte Santo amanheceu com faixas de protestos espalhadas pela cidade, "Professores Desvalorizados, O Governo terra mãe que alimenta a todos não concede o reajuste de 33,24% no Piso Salarial dos Professores." dizia uma faixa fixada na rua Valter Caldas, "Piso é Lei Faça Valer prefeita Silvania" dizia outra faixa na Av Luís Eduardo saída para Euclides da Cunha.
No mês passado o presidente Jair Bolsonaro surpreendeu a todos ao anunciar o reajuste de 33,24% no piso salarial dos professores da educação básica. “É com satisfação que anunciamos para os professores da educação básica um reajuste de 33,24% no piso salarial. Esse é o maior aumento já concedido pelo governo federal desde o surgimento da Lei do Piso. Mais de 1,7 milhão de professores, dos estados e municípios, que lecionam a mais de 38 milhões de alunos nas escolas públicas serão beneficiados”, escreveu o presidente.
Com isso o presidente elevou o piso que passa de R$ 2.886,24 para R$ 3.845,63, alta muito maior que os 7,5% esperados por estados e municípios.
Uma parte do valor será paga pelo Governo Federal, mas muitos municípios que já de forma irregular não cumprem a lei do piso a muitos anos, temem que a publicidade do aumento possa impactar nas suas finanças já que alguns estados e municípios arcam com a maior parte do custo da folha nos salários da educação básica.


As faixas não duraram nem 24h pois seguindo ordens superiores a guarda municipal da cidade de Monte Santo fez a remoção das duas faixas ainda nesta quarta-feira durante a noite por volta das 20h, a ação vai contra o que diz a Constituição Federal que permite o direito a livre manifestação, em seu inciso XVI do artigo 5º. “todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais aberto ao público, independentemente de autorização”.
"A liberdade de expressão é um direito fundamental porque está previsto na Constituição como uma garantia básica para a dignidade humana individual e para o funcionamento da estrutura democrática do Estado. No que diz respeito à parcela destinada à dignidade humana, significa que a liberdade de expressão é um requisito imprescindível para que cada um possa se expressar, sem censura, e manifestar seus pontos de vista. E isso vale para os mais variados assuntos, desde que essas opiniões não afetem outros direitos."  
Disse a professora Amelia D'Andrade no facebook





"Vou lutar sim pelos meus 33,24%, com qualquer funcionário q se sentir lesado, pois ninguém aqui é louco pra receber dinheiro do governo federal e doar pra prefeitura."  
Afirmou a professora Ninna Tolentino no facebook

No último domingo a presidente da Aplb Alexandra Cardoso afirmou que estava rolando uma fake News referente ao novo Fundeb, vale resaltar que Monte Santo irá receber 85 Milhões deste recurso, porém segundo Alexandra algumas pessoas estão espalhando que as complementações do novo Fundeb não é fixa e por isso a prefeitura não poderia fazer o reajuste pois o orçamento não é real, mas a presidente do sindicado afirmou que será progressiva e portanto não teria motivos para não conceder o aumento dos professores.

O sindicado da Aplb Monte Santo estranhamente não publicou nada referente a manifestação desta quinta-feira o que leva a crer que foi uma ação deliberada por um grupo de professores insatisfeitos por uma possível negociação que possa ser menor que o reajuste concedido pelo presidente, porém na tarde desta Quinta Feira, o Coordenador Geral da Aplb Sindicado no estado da Bahia veio até a cidade para conversar com a Prefeita e o secretário da Educação Professor Luciano Oliveira que inclusive já foi membro da Aplb Sindicado, para tratar sobre o reajuste. "Quero dizer que vamos resistir, não vamos dar trégua para nenhum prefeito ou prefeita do brasil, vamos resistir" só sairemos com o piso no valor de 33% para todos." disse Rui Oliveira

A briga entre prefeitos e professores pode prejudicar ainda mais os alunos, pois caso o reajuste não seja concedido alguns professores e sindicado já ameaçam paralisar as aulas, atitude que infelizmente irá aumentar ainda mais a desigualdade social, já que este ano o número de crianças que não aprenderam a ler e escrever chegou a 2,4 milhões um aumento de mais de 65% durante a  pandemia, quem perde é os alunos que estão a mais de dois anos sem aula presencial, este ano a cidade também sofreu uma perca muito grande durante o incêndio criminoso de dois ônibus dentre eles um novo veículo doado recentemente pelo Governo Federal que veio a chamas e prejudicou milhares de alunos do município, até o momento não se ouviu mais falar sobre as investigações e a descoberta dos resposáveis pelo crime e nem quando os veículos serão substituidos.

Este mês mesmo contrariando recomendação do Governador Rui Costa que ordenou a volta das aulas presenciais a partir de 7 de fevereiro, a prefeita Silvânia decidiu não cumprir e fez um decreto que não  autorizou o retorno das aulas, segundo a justificativa foi devido ao aumento de casos de Covid,  "Em nosso município tivemos crescimento no número de crianças com COVID. Em nosso município não temos UTI como nas grandes cidades. Por isso se fez necessário iniciarmos as aulas remota. Mas em breve retornaremos presencial." disse a prefeita

Na região de Monte Santo, o município de Nordestina deu exemplo e foi o primeiro da região sisaleira a reconhecer o direito ao reajuste dos educadores de 33,24%, seguindo também pelo município de Canudos que concedeu 33,23% de aumento, a prefeitura de Cansanção e Câmara de vereadores também já aprovaram o reajuste nesta terça-feira(15), dentre outros municípios da região.  

Comentários